DATA DA PUBLICAÇÃO 16/08/2012 | Geral
Caminhoneiros e governo seguem com discussão sobre a lei dos motoristas
Categoria reclama que faltam pontos de paradas para os transportadores de carga
Representantes do governo federal e dos caminhoneiros se reuniram nesta terça-feira (14/08) para negociar sobre questões relacionadas à categoria, entre elas o tempo de parada e descanso dos motoristas de carga.
A lei federal 12.619, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em abril deste ano e em vigor desde 15 de junho, determina que os caminhoneiros descansem meia hora a cada quatro no volante. As novas normas poderão aumentar a segurança dos caminhoneiros que muitas vezes abusam da velocidade para chegar mais rápido ao destino. Os que são contratados pelas empresas vão ganhar o mesmo salário, com menos horas de direção. Já os autônomos lucrarão menos, pois são remunerados por carga entregue.
Os sindicatos reclamam que faltam pontos de paradas para os caminheiros e por isso será difícil respeitar a lei. De acordo com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), essa questão será discutida em nova reunião, que está prevista para a próxima terça-feira (21/08). Além do último encontro, já havia sido realizado outro na quarta-feira (08/08), onde foram estabelecidos os cronogramas das negociações, quem são semanais e tem 30 dias para serem concluídas, de acordo com a agência.
Resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), publicada no dia 2 de agosto, estabeleceu que a fiscalização punitiva sobre o tempo de parada e descanso está suspensa até o dia 11 de setembro. Até lá, a vigilância terá caráter apenas educativo.
Representantes do governo federal e dos caminhoneiros se reuniram nesta terça-feira (14/08) para negociar sobre questões relacionadas à categoria, entre elas o tempo de parada e descanso dos motoristas de carga.
A lei federal 12.619, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em abril deste ano e em vigor desde 15 de junho, determina que os caminhoneiros descansem meia hora a cada quatro no volante. As novas normas poderão aumentar a segurança dos caminhoneiros que muitas vezes abusam da velocidade para chegar mais rápido ao destino. Os que são contratados pelas empresas vão ganhar o mesmo salário, com menos horas de direção. Já os autônomos lucrarão menos, pois são remunerados por carga entregue.
Os sindicatos reclamam que faltam pontos de paradas para os caminheiros e por isso será difícil respeitar a lei. De acordo com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), essa questão será discutida em nova reunião, que está prevista para a próxima terça-feira (21/08). Além do último encontro, já havia sido realizado outro na quarta-feira (08/08), onde foram estabelecidos os cronogramas das negociações, quem são semanais e tem 30 dias para serem concluídas, de acordo com a agência.
Resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), publicada no dia 2 de agosto, estabeleceu que a fiscalização punitiva sobre o tempo de parada e descanso está suspensa até o dia 11 de setembro. Até lá, a vigilância terá caráter apenas educativo.
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