NOTÍCIA ANTERIOR
Fox evolui; azar da concorrência
PRÓXIMA NOTÍCIA
Retrôs que esbanjam estilo
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/11/2009 | Veículos
Caminhões atraem as atenções no Anhembi
O caminhão é a estrela da Fenatran (17º Salão Internacional do Transporte). Até sexta-feira, 335 expositores nacionais e internacionais reúnem-se no Anhembi, em São Paulo, para apresentar novidades no setor de cargas, implementos, passageiros e logística. Após a crise que derrubou vendas internas e exportações, as montadoras retomam lançamentos em função da recuperação da economia e do programa do governo federal que reduziu o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e os juros no financiamento.

A maior sensação da feira bienal é a chegada da alemã MAN, empresa de 250 anos de história, mas que só agora chega ao Brasil após comprar a Volkswagen Caminhões e Ônibus. A montadora secular anunciou que vai produzir, dentro de dois anos, dois caminhões das famílias TGS e TGX na fábrica de Resende (RJ). Os pesados vão complementar a linha atual da VW, que tem mercado no País para caminhões abaixo de 400 cavalos. As duas marcas, que vão conviver no mercado brasileiro, dividem o mesmo estande.

A linha TGS possui veículos de 18 a 41 toneladas de PBT (Peso Bruto Total), que são indicados para aplicações severas na construção civil, guindastes e betoneiras. Mas pode fazer ainda transporte de cargas frigoríficas, de distribuição urbana e rodoviária, além de cana-de-açúcar.

O TGX é a série mais completa da MAN, com motores de 400 a 680 cv. Projetada para longas distâncias, possui três configurações de cabines, com largura de 2,40 metros e altura de 1,90 m. A empresa anunciou que já desenvolve testes para uso de motores movidos com 100% de biodisel e também bicombustíveis, com diesel e álcool para caminhões.

Com ênfase nos pesados, a Iveco dá destaque ao recém-lançado Cursor. Para o segmento de PBT de 45 toneladas com motor de até 340 cavalos, o pesado 330 busca ganhar mercado com a nova cabine e economia de até 10% de combustível em relação ao modelo anterior.

Disposta a disputar com a MAN cada palmo do mercado, a Mercedes-Benz apresenta dez novidades em seu estande, um dos maiores da feira. Além da importação do Tractor, a montadora apresentou o pesado Axor 2646, que chega ao Brasil em março. Além disso, a marca aposta nos comerciais leves, com nova linha de furgões e vans Sprinter. A empresa apresentou versão com capacidade para 20 pessoas.

Voltada para os pesados e médios, a Volvo acredita no impacto de seu superpesado FH16 de 700 cv, produzido exclusivamente na Europa e considerado o caminhão mais potente do mundo. O preço do FH16 ainda não está definido, mas com a importação a Volvo também mostra suas cartas para defender um mercado que já conhece bem, onde tem cerca de três décadas de atuação.

A Scania, há 52 anos no País, também não pretende ceder. Mesmo na crise, a empresa anunciou ter saído de market share de 18% para 24% no segmento de pesados, onde mantém seu foco de atuação. Os caminhões pesados das séries G e R ganharam novo visual, por dentro e por fora. A empresa adota o uso de introduções contínuas para manter os caminhões atualizados e evitar a depreciação de mercado.

Ao anunciar investimentos de R$ 370 milhões entre 2010 e 2013 para atualizar sua linha de produção em São Bernardo, a Ford concentra-se em variações da nova linha cargo 2010. A empresa também anunciou a importação de uma versão cabine chassi da Transit para ampliar a participação do comercial leve no mercado nacional.

A Agrale lança versões leves 13000, com caçamba 6x2, e 8500, com o novo motor MWM 4.08 TCE. No estande da Renault, o foco concentra-se nos modelos das linhas Master e Kangoo. Também com estande na feira, a Fiat destaca o novo modelo Ducato Multijet e a picape Strada Working.

O mercado brasileiro deverá fechar este ano com cerca de 110 mil unidades vendidas, contra 125 mil em 2008. Mesmo assim, será o segundo melhor ano da história. Para 2010, a expectativa é que retorne ao patamar de 2008, já como o quinto maior do mundo, atrás de China, Índia, Japão e Estados Unidos.

Por Wagner Oliveira - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2021 - Desde 2003 à 6845 dias no ar.