NOTÍCIA ANTERIOR
Casal acusado de dar golpe milionário é preso em São Caetano
PRÓXIMA NOTÍCIA
Estações do Grande ABC recebem obras de drenagem
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/08/2016 | Setecidades
Caminho do Sal é opção gratuita de lazer no ABCD
Caminho do Sal é opção gratuita de lazer no ABCD  Caminho pode ser feito sem guias turísticos, a pé ou de bicicleta. Foto: Divulgação / Pedro PMSA
Caminho pode ser feito sem guias turísticos, a pé ou de bicicleta. Foto: Divulgação / Pedro PMSA
Passeio ecológico passa por São Bernardo, Paranapiacaba e Mogi das Cruzes

Uma opção de lazer gratuita une natureza e história no ABCD. Trata-se do Caminho do Sal, um percurso que foi realizado na época colonial brasileira para o transporte de sal, que passa por Paranapiacaba, em Santo André, São Bernardo e Mogi das Cruzes.

É possível percorrer o caminho a pé ou de bicicleta. No total, o passeio possui 53,5 quilômetros, mas pode ser feito por trechos. São eles: o Caminho do Zanzalá (16 km, entre São Bernardo do Campo e Santo André), o Caminho dos Carvoeiros (10 km, em Santo André) e o Caminho de Bento Ponteiro (27,5 km, entre Santo André e Mogi das Cruzes).

Por segurança, a recomendação da Prefeitura é que o caminho seja feito com o acompanhamento de guias turísticos ou em grupos, durante o dia. Entretanto, a contratação de monitores não é obrigatória, porque existe sinalização turística durante todo o percurso, o que permite que seja percorrido por conta própria.

HISTÓRIA

O Caminho do Sal foi um dos primeiros caminhos do Planalto Paulista no início da ocupação do Brasil pelos portugueses. O passeio foi dividido em três partes: O Caminho Zanzalá, entre São Bernardo e Mogi das Cruzes, foi aberto para o transporte do sal. O Caminho dos Carvoeiros, em Santo André, foi utilizado para a extração de madeira dos núcleos colônias de Ribeirão Pires e São Caetano, já o Caminho do Bento Ponteiro, entre Mogi das Cruzes e Paranapiacaba, foi criado por um comerciante que saiu da cidade para a vila.

Para o passeio de bicicleta, interessados podem se inscrever através dos telefones (11) 4367-6461 (saída de São Bernardo) ou (11) 4978-5078 (saída de Mogi das Cruzes). Mais informações podem ser obtidas no Centro de Informações Turísticas de Paranapiacaba, no Largo dos Padeiros, pelo telefone 4439-0109.

Por Jessica Marques - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.