NOTÍCIA ANTERIOR
Passeio em família no interior paulista
PRÓXIMA NOTÍCIA
Região terá Expresso Turístico
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/10/2009 | Turismo
Caminhada de fé em Belém do Pará
Cerca de dois séculos de tradição fazem do "Círio de Nazaré" uma das festas mais populares e esperadas do ano. Isso porque a comemoração anual, que tem início no segundo domingo do mês de outubro, vai além da tradicional romaria e representa a devoção dos fiéis por Nossa Senhora de Nazaré, tida como a mãe de Jesus Cristo.

A procissão reúne cerca de 2.000 romeiros em uma caminhada de fé, responsável pela transformação das ruas e trechos da cidade em um verdadeiro espetáculo a olhos vistos.

São flores, velas, imagens sacras e brinquedos, que sob a forma de pedidos, também representam o agradecimento do público pelas graças alcançadas.

O percurso de 3,6 quilômetros feito a pé, consiste no transporte da Berlinda que carrega a santa, e isto desde a Catedral de Belém até a Praça do Santuário de Nazaré. Nesta parada, a imagem permanece exposta para veneração dos fiéis por 15 dias.

E engana-se quem imagina que a tradição limita-se à população do Estado. Devotos de todo o Brasil e também do Exterior fazem questão de marcar presença no evento em homenagem à santa, especialmente porque o passeio ainda permite que os visitantes desfrutem das riquezas históricas e culturais da cidade.

Afinal, em 2004, o Círio de Belém foi registrado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.

Para o diretor e coordenador da Festa de Nazaré, Cesar Neves, o Círio é uma manifestação religiosa com forte conteúdo cultural que, por meio de ícones consagrados e tradição, inspira à população na produção de manifestações culturais com textos, livros e documentários, além de grupos de danças folclóricas. "Tal criatividade expõe a cidade e mostra o que ela tem de mais belo, atraindo pessoas de todos os lugares", explica.

Para entender a origem do festejo é preciso se ater um pouco à história da santa.

A devoção a Nossa Senhora de Nazaré teve início em Portugal, chegando ao Brasil logo após a colonização pelos portugueses. Em Belém, a imagem da santa teria sido encontrada nas margens do igarapé Murutucu (afluente do Rio Guamá, no Pará), onde mais tarde uma pequena capela foi construída.

A primeira procissão ocorreu então, sem data fixa, em 1792. Mas foi apenas em 1901, que o Círio passou a ser realizado no segundo domingo de outubro para representar a fé da população e homenagear a santa católica.A saber, o nome "Círio" tem origem latina "cereus" (de cera) e significa grande vela de cera.

Serviço

Quando:
6 a 26 de outubro.
Endereço: Catedral de Belém até a Praça do Santuário de Nazaré, em Belém do Pará.
Tel.: (0xx91) 3222-4470/ (0xx91) 4009-8400.
Site: www.ciriodenazare.com.br

Por Eliane Quinalia - Especial para o Diário
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6335 dias no ar.