NOTÍCIA ANTERIOR
Haitianos acampam no Peru impedidos de entrar no Brasil
PRÓXIMA NOTÍCIA
Adolescente é sacrificado por grupo que queria encontrar tesouro na Índia
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/01/2012 | Internacional
Camelôs argentinos fazem greve de fome no centro de Buenos Aires
Camelôs argentinos fazem greve de fome no centro de Buenos Aires O site de notícias argentino perfil.com fez uma galeria de fotos com o protesto / Divulgação/Perfil.com
O site de notícias argentino perfil.com fez uma galeria de fotos com o protesto / Divulgação/Perfil.com
Além disso, dez ambulantes se acorrentaram na rua Florida exclusiva para pedestres

Assim como em São Paulo, os camelôs da capital Argentina, Buenos Aires, estão sofrendo com as novas medidas do governo municipal que visam retirar do centro da cidade os diversos ambulantes que ali frequentam.

Nesta quarta-feira (25), um grupo de dez camelôs se acorrentou no chão da rua Florida - via comercial para pedestres localizada no coração da capital- e, um outro grupo, formado por quatro mulheres e um homem, anunciou uma greve de fome até que sejam abertas as negociações com o governo.

O movimento Vendedores Libres (Vendedores Livres, em português) lidera a ação e denuncia a política do atual governo municipal, encabeçado por Mauricio Macri, como sendo agressiva em relação aos camelôs.

Desde o início do ano pelo menos 200 policiais metropolitanos e fiscais de prefeitura frequentam a região central da cidade para impedir a instalação dos postos de venda ambulante. De acordo com o grupo Vendedores Libres, por vezes a ação da polícia foi violenta e desrespeitosa com os direitos dos vendedores.

No dia 12 de janeiro, camelôs e comerciantes de artesanatos entraram em conflito deixando pelo menos dois feridos, um policial e um ambulante. Os dois grupos de vendedores de rua não se entendem em relação à forma de protesto contra o governo.

Lojistas das redondezas comemoraram a ação policial. Uma alteração no código de contravenções da municipalidade aprovado em dezembro impôs a proibição do exercício de venda em vias públicas. Por isso, aqueles que se arriscarem na atividade de ambulante correrão o risco de terem suas mercadorias apreendidas. Para reavê-las, será necessário pagar uma multa de até 24 mil reais (60 mil pesos).

Por R7, com agências internacionais
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.