NOTÍCIA ANTERIOR
Região terá pólo logístico de R$ 100 milhões
PRÓXIMA NOTÍCIA
Centros públicos oferecem 30 mil vagas
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/04/2008 | Economia
Câmara regulamenta trabalho de transporte dos motoboys
O trabalho de entrega de mercadorias feito em duas rodas nas principais cidades do País foi regulamentado esta semana pela Câmara dos Deputados, em Brasília. No entanto, o projeto de lei vai retornar ao Senado para mais uma avaliação antes de entrar em vigor, pois recebeu algumas alterações.

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) aprovou, em caráter conclusivo, as atividades dos motoboys na entrega de produtos. Mas vetou a atividade para o transporte de pessoas, conhecido como mototáxi, por considerar o serviço perigoso para o passageiro.

O projeto de lei também coloca alguns acessórios como obrigatórios para os profissionais do segmento de transportes. As motocicletas que trabalham nessa atividade terão que usar protetor de motor e aparador de linha – também chamado de antena corta-pipa, que evita acidentes com os fios cortantes de pipas.

Outra obrigação colocada ao motoboys é a inspeção semestral da motocicleta e ainda ter o veículo registrado na categoria de aluguel – a atividade só poderá ser exercida com autorização do órgão de trânsito estadual.

Os condutores ainda terão que passar por um curso de especialização, conforme a regulamentação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e ainda usar colete com faixas refletivas.

O projeto de lei também proíbe que produtos inflamáveis ou tóxicos, em galões e combustíveis sejam transportados em motos, com exceção do gás de cozinha e galões de água, que devem ser carregados em sidecar.

Os motoristas que atuam no setor terão um ano para se adequar a lei a partir da regulamentação pelo Contran.

No início deste ano, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) já havia instituído o uso obrigatório de capacetes com faixas refletivas.

Por Luciele Velluto - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2021 - Desde 2003 à 6765 dias no ar.