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DATA DA PUBLICAÇÃO 29/01/2009 | Tecnologia
Câmara mantém data para fim da TV analógica nos EUA
A medida para postergar o fim das transmissões de TV analógica nos Estados Unidos não passou pela Casa dos Representantes (Câmara dos Deputados) nesta quarta-feira (28), devido ao bloqueio dos congressistas republicanos.

Na segunda, o Senado dos EUA havia aprovado, por unanimidade, o adiamento do fim das transmissões de TV analógica, marcado para 17 de fevereiro. A ideia era que isso ocorresse em 12 de junho, em uma medida que tem apoio público do presidente Barack Obama. No entanto, ele não conseguiu os dois terços de apoio necessários na Casa.

Os donos de televisores analógicos não poderão ver TV a menos que assinem serviços de TV digital por cabo, substituam seu televisor por um modelo com "set-top box" (necessário para receber o novo sinal) embutido ou adquiram um conversor.

No Brasil, medida semelhante está marcada para 2016, segundo o cronograma oficial.

Parlamentares republicanos culparam o presidente pela derrota.

"Se não fosse a interrupção da equipe de transição, talvez a matéria já estivesse aprovada tanto no Senado quanto na Câmara", apontou o deputado republicano Joe Barton.

Os democratas devem tentar a aprovação do adiamento novamente, na próxima semana, mas, desta vez, em uma forma que permita alterações e que precise de uma maioria simples para passar. Caso a Casa aprove quaisquer alterações, o projeto teria que voltar ao Senado para aprovação final.

Os grupos de defesa dos consumidores também defendiam a transição em junho, preocupados com os 20 milhões de pessoas que não têm condições de adaptação ao sinal digital.

'É realmente lamentável", declarou Joel Kelsey, analista da União de Consumidores. "Os consumidores estão pasmos diante de algo grande e sem fundamento, em meio a uma crise econômica."

Mais de um milhão de pessoas estão na lista de espera para cupons de US$ 40 do governo que subsidiam o custo do conversor para aparelhos de televisão mais antigos. O órgão responsável agora envia novos cupons apenas quando os já distribuídos, mas não utilizados, expiram. Até a última semana, havia 2,6 milhões de pedidos de cupons na lista de espera.

Cerca de 6,5 milhões de residências não estão prontas para a transição, segundo os dados da consultoria norte-americana Nielsen Ratings.

Por Folha Online - Reuters, em Washington
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