NOTÍCIA ANTERIOR
Governo Dilma anuncia investimento bilionário para alfabetizar crianças
PRÓXIMA NOTÍCIA
Kassab anuncia apoio à reeleição de Dilma em 2014
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/11/2012 | Política
Câmara e Senado aprovam Lei Carolina Dieckmann
Câmara e Senado aprovam Lei Carolina Dieckmann Apartamentos são identificados com nomes de personalidades da cultura. Foto: Divulgação
Apartamentos são identificados com nomes de personalidades da cultura. Foto: Divulgação
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, no último dia 07 de novembro, o projeto de lei que tipifica os crimes cibernéticos, chamado de Lei Carolina Dieckmann. A nova regulamentação define como crime a conduta de interromper ou perturbar serviço informático e telemático, além de incriminar a conduta específica conhecida como cracking, que consiste na invasão com a finalidade específica de obter vantagem financeira ou causar danos a computadores e sistemas de informática. A aprovação da nova lei depende agora de sanção presidencial.

Na visão do advogado de Direito Criminal do escritório Peixoto e Cury Advogados, Eduardo da Silva, o Poder Legislativo perdeu uma excelente oportunidade para tratar do tema de forma mais abrangente, avaliando outras situações cotidianas de violação ao direito à intimidade e à vida privada, como é o caso de captação e divulgação não autorizada de imagens em outros meios de comunicação como revistas, programas de televisão, etc. "A proteção conferida pelo legislador brasileiro recai apenas sobre informações armazenadas em sistemas eletrônicos como: telefones celulares, tablets, computadores pessoais, redes sociais e etc", explica.

Além disso, o advogado criminal destaca que o crime que vitimou a atriz, cujo nome alcunhou o projeto de lei, já tinha previsão expressa no próprio Código Penal, ou seja, a extorsão. "

Eduardo da Silva destaca que a nova regulamentação incrimina a utilização dos programas denominados botnets, utilizados para a criação das chamadas redes "zumbis", vez que coíbe o acesso remoto não autorizado a computadores. E a criação, venda ou divulgação de programas maliciosos que, de qualquer forma, atentem contra a segurança de dados de informática.

Por Jornal ABC Repórter - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.