NOTÍCIA ANTERIOR
Adolescente é morto ao tentar impedir irmão de ser baleado
PRÓXIMA NOTÍCIA
Inscrições abertas: 2ª edição do Circuito de Corrida de Rua
DATA DA PUBLICAÇÃO 11/03/2014 | Cidade
Câmara de Mauá quer GCM fiscalizando trânsito
O presidente da Casa, vereador Paulo Suares (PT), prometeu apresentar um projeto de lei que deve alterar o Estatuto da GCM

A Câmara de Mauá promete apresentar, nesta terça-feira (11/03), propostas que pretendem valorizar da Guarda Civil Municipal, como reduzir os gastos que a Prefeitura mantém com a Secretaria Estadual de Segurança Pública. Atualmente, o município paga aluguéis de prédios ocupados pelas Policias Militar e Civil, além de complementar o salário de policiais que exercem fiscalização de trânsito. Na última semana, houve manifestações de guardas na Casa, que reclamaram mais investimentos para a corporação e menos gastos municipais com a PM.

O presidente da Casa, vereador Paulo Suares (PT), prometeu apresentar um projeto de lei que deve alterar o Estatuto da GCM para permitir aos guardas municipais a função de policiamento de trânsito. De acordo com parlamentar, a medida tende a evitar a necessidade de a Prefeitura pagar salário complementar a um policial militar para aumentar a fiscalização no trânsito.

“Os serviços são iguais (entre a PM e a GCM), mas o reconhecimento é desigual. Temos de valorizar a Guarda Municipal. Vamos investir naquilo é nosso, o governador que cuide do estado”, exclamou Suares.

De acordo com dados apresentados pela Administração, o município conta com a cobertura na segurança pública de 220 guardas municipais, que são responsáveis por realizar uma média anual de 2 mil atendimentos – incluídos Boletins de Ocorrência de delitos graves como furto e roubo, que cresceram em 2013, respectivamente, 37,84% e 9,33%. Os parlamentares reclamam, também, que a GCM deixaria de receber recursos importantes se o município aderir nos próximos meses ao convênio com o estado para a Operação Delegada. Trata-se de um bico feito por policiais militares do Estado, em horas de folga, para reforçar o policiamento nos municípios. O secretário de Segurança Pública de Mauá, Carlos Wilson Thomaz, descarta esse tipo de parceria. “Hoje não temos convênio com a PM para a Operação Delegada e não temos interesse. Todos os recursos que tivermos serão aplicados na estrutura e valorização da Guarda Municipal”, afirmou.

Por Rodrigo Bruder - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.