NOTÍCIA ANTERIOR
Qualifica Mauá leva alunos para aula prática de segurança em shopping
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá implanta novo sistema de bilhetagem em novembro
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/08/2013 | Cidade
Câmara de Mauá discute tempo de gratuidade em vagas de shoppings
Câmara de Mauá discute tempo de gratuidade em vagas de shoppings Foto: Montagem/DGABC
Foto: Montagem/DGABC
Durante a primeira plenária após o recesso, ontem, vereadores de Mauá discutiram projeto de lei que concede aos munícipes uma hora de gratuidade para estacionamento em estabelecimentos comerciais. O parlamentar José Luiz Cassimiro (PT) apresentou emenda ampliando o benefício para quatro horas. O oposicionista Manoel Lopes (DEM), porém, classificou o petista como “contraditório”, tendo em vista o posicionamento dele diante do tema nas gestões Oswaldo Dias (PT).

Para o democrata, a postura de Cassimiro apresentar o texto adicional à matéria – de autoria dos vereadores – soa estranho. Manoel lembra que o petista, quando exercia a função de secretário de Governo na segunda administração de Oswaldo (2001 a 2004), vetou projeto de autoria do irmão, Diniz Lopes (PR), o qual previa a proibição de cobrança de vagas para veículos nos mesmos locais na primeira hora de uso do espaço.

“Então o vereador entra em contradição em tudo aquilo que fez como secretário de Governo. Mas ele disse que está mudando de opinião”, considerou o oposicionista.

Naquele mesmo mandato, o Legislativo derrubou o veto de Oswaldo com 15 votos contrários ao governo municipal, enquanto outros seis parlamentares seguiram determinação do Paço. Diante disso, o então presidente da Casa, Hélcio Silva (PT) – hoje vice-prefeito e secretário de Habitação – se viu obrigado a promulgar a lei.

Quando indagado sobre o episódio, Cassimiro disse não recordar dos fatos, mas rechaçou que sua postura seja contraditória. Como resposta, o petista recordou do projeto de lei de sua autoria na antepenúltima legislatura (2005 a 2008), quando era vereador, enquanto o Paço estava sob tutela de Leonel Damo (PMDB). Na ocasião, ele apresentou para votação um texto modificando a matéria de Diniz, sugerindo três horas de gratuidade nos estacionamentos. “Por isso não estou sendo contraditório, pelo contrário”, rebateu.

O projeto de Cassimiro também passou pelo crivo dos demais parlamentares, mas com modificações do próprio Legislativo. Em emenda modificativa, ficou determinado o benefício para 30 minutos. Em seguida, o texto passou pela sanção de Leonel.

Outro capítulo apontado por Manoel ocorreu em 2010, quando o Executivo, comandado pela terceira vez por Oswaldo (2009 a 2012) e novamente Cassimiro na tutela da Pasta de Governo, encaminhou mais uma propositura modificando o texto original, desta vez passando o tempo de gratuidade para 15 minutos. Assim como no caso anterior, o vereador petista disse não se recordar o bastante para opinar a respeito.

Diante desse cenário, Manoel promete ir usar a tribuna na próxima sessão para cobrar coerência de Cassimiro. Já o petista usou a palavra na plenária de ontem para defender a emenda que prevê quatro horas de gratuidade e teve adesão de outros parlamentares.

Apesar disso, Chiquinho do Zaíra (PTdoB) solicitou adiamento da peça para analisá-la melhor junto com a emenda apresentada pelo petista.

Por Bruno Coelho - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.