NOTÍCIA ANTERIOR
Adolescente é apreendido por tráfico de drogas em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Cadastro do passe escolar de Mauá pode ser feito por aplicativo
DATA DA PUBLICAÇÃO 06/02/2018 | Cidade
Câmara de Mauá deve aprovar hoje veto de Atila ao 13º aos políticos
 Câmara de Mauá deve aprovar hoje veto de Atila ao 13º aos políticos Foto: Fotos da querida cidade de Mauá - SP
Foto: Fotos da querida cidade de Mauá - SP
Governo aguarda que Casa mantenha proibição ao benefício para esta legislatura

A Câmara de Mauá retorna hoje aos trabalhos e o principal projeto na pauta do Legislativo é o veto dado pelo prefeito Atila Jacomussi (PSB) à concessão do 13º salário e de um terço de férias a agentes políticos da cidade. O governo acredita que a proibição será mantida pela Casa.

No fim do ano passado, o Legislativo de Mauá aprovou a instituição dos benefícios ao prefeito, ao vice e aos 23 vereadores, já valendo para a atual legislatura. O texto previa que o pagamento poderia ser feito em duas parcelas, sendo que a última fatia precisaria, necessariamente, ser depositada até o dia 20 de dezembro.

Atila havia avisado, em dezembro, que iria vetar a medida, alegando que esse não era o melhor momento para a concessão de benefícios financeiros à classe política do município.

Ontem, ao Diário, ele reforçou esse entendimento. “É um momento difícil, para o País e para a população de Mauá, que ainda sofre muito com o desemprego. Creio no bom senso dos vereadores e acredito que eles vão manter o veto”, avaliou o socialista. “Até porque eles (parlamentares) entendem que político trabalha é para o povo e que não tem de ter férias. O político de férias é aquele que foi derrotado nas urnas”, emendou.

O Diário apurou que há entendimento para que o veto seja mantido, até porque a manutenção do projeto que autorizou o 13º salário e um terço de férias a agentes políticos poderia resultar em implicações jurídicas à mesa diretora. Isso porque a Constituição Federal proíbe que reajustes salariais ou benesses nos ganhos sejam aprovados para uma mesma legislatura, sob risco de enquadramento em ações de improbidade administrativa.

O presidente da Câmara e pai do prefeito, Admir Jacomussi (PRP), é pré-candidato a deputado estadual e poderia ter dor de cabeça com a Justiça caso continue com o benefício. Até porque o TCE (Tribunal de Contas do Estado), no fim do ano passado, emitiu comunicado que iria rejeitar prestações de contas de Legislativos que pagassem o 13º salário e um terço de férias para vereadores da atual legislatura.

Por Raphael Rocha - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.