NOTÍCIA ANTERIOR
Ação Integrada chega ao Jardim Zaíra 5
PRÓXIMA NOTÍCIA
Lalau ameaça união entre PSDB e PMDB em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/04/2012 | Cidade
Câmara de Mauá cria regras para evitar abusos na campanha
Câmara de Mauá cria regras para evitar abusos na campanha   Resolução quer evitar uso indevido da estrutura do Legislativo. Foto: Luciano Vicioni
Resolução quer evitar uso indevido da estrutura do Legislativo. Foto: Luciano Vicioni
Legislativo quer regulamentar norma interna para coibir eventual autopromoção de parlamentares durante as sessões da Casa

A pouco menos de três meses do início oficial da campanha eleitoral, a Mesa Diretora da Câmara de Mauá pretende regulamentar uma norma interna para coibir eventual autopromoção de parlamentares (candidatos à reeleição e à Prefeitura) no espaço público e uso indevido da estrutura do Legislativo para a campanha.

Uma resolução legislativa deve ser votada na próxima terça-feira (17/04) para estabelecer tais normas, que derivam da Lei Eleitoral 9.504/97. “As pessoas que são candidatas precisam respeitar a legislação eleitoral, e ter consciência que não se pode usar a estrutura do Legislativo para obter privilégios”, disse o presidente da Casa, vereador Rogério Santana.

A medida vem à tona após alguns parlamentares terem deixado escapar abertamente suas candidaturas e preferências partidárias durante as sessões legislativas, que veiculadas pela Internet. Na última plenária, por exemplo, o vereador Alberto Pereira Betão (PT do B) chegou a se referir ao colega Ozelito José Benedito (PTB) – pré-candidato à Prefeitura – como “nosso prefeitão”.

“Esses climas de descontração precisam ser moderados”, alerta Santana, reforçando que se houver transgressões, o parlamentar infrator pode enfrentar punições, como advertências.

Propaganda - O texto dispõe especificamente sobre normas para a veiculação de propaganda eleitoral nas dependências do Legislativo, e cita genericamente restrições para o uso da estrutura dos gabinetes na campanha, como uso dos veículos oficiais, que não poderão ter adesivos dos candidatos, e divulgação de candidaturas no site. A propositura não veda a exibição de publicidade nos carros que estacionam no Legislativo, o que é comum de se ver, especialmente em dias de sessão.

“É complicado a gente verificar todos os carros que usam o estacionamento da Casa de propriedade de pessoas ligadas aos partidos e a vereadores”, diz Santana.

O petista lembra que a resolução vigorou com o mesmo texto nas eleições de 2010. Só que desta vez terá um efeito mais contundente pois há pelo menos três vereadores candidatos ao Paço, e os demais disputarão a reeleição. Indagado se a Casa terá dificuldades de obedecer as regras, Santana é taxativo. “A resolução deve ser cumprida. Quem quiser mudar as regras, terá de se movimentar para alterar a legislação eleitoral”.

O petista observa ainda que a tribuna não poderá ser usada pelos colegas para debates eleitoreiros. Nas últimas sessões, muitos vereadores passaram a adotar um discurso eleitoral mais explícito, e por vezes ocorrem diversos enfrentamentos partidários.

No texto da resolução não há previsão de punição para os vereadores que descumprirem as normas. O presidente da Casa, porém, afirmou que a Mesa Diretora vai definir mediante os casos de descumprimento.

Por Rodrigo Bruder - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.