NOTÍCIA ANTERIOR
Universidade do Sul da Califórnia abre escritório em São Paulo
PRÓXIMA NOTÍCIA
SP quer dar dinheiro e apoio a empresário que oferece creche
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/02/2013 | Educação
Câmara aprova MP de plano para alfabetizar 8 milhões de crianças
Proposta do Executivo foi chancelada pelos deputados nesta terça (26).

Texto ainda terá de ser apreciado pelo Senado; MP expira em 18 de abril.


A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (26) a medida provisória que cria incentivos públicos para a alfabetização de todas as crianças com até oito anos de idade que estudam em escolas públicas.

Aprovado em comissão mista do Congresso na última terça-feira (19), o texto havia sido encaminhado para análise dos deputados. Com a aprovação da Câmara, o projeto será enviado nos próximos dias para o Senado, onde terá de ser votado em plenário. Para não perder a validade, a proposta tem de ser analisada na Casa até o dia 18 de abril.

A MP 586/12, editada em novembro de 2012 pela presidente Dilma Rousseff, faz parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A iniciativa é um projeto do governo federal, em parceria com estados e municípios, para garantir que crianças até os 8 anos saibam escrever, ler e interpretar textos simples e dominar as operações matemáticas básicas.

Segundo o governo federal, o programa terá como objetivo a plena alfabetização de cerca de 8 milhões de crianças que estão matriculadas até o 3º ano do ensino fundamental. O Planalto afirma que já fechou convênio com os 26 estados do país, com o Distrito Federal e com 5.270 prefeituras.

Para estimular as escolas e os professores a se engajarem no projeto, o governo prometeu distribuir, em 2013, R$ 500 milhões para as instituições educacionais que apresentarem os melhores desempenhos na alfabetização de crianças até 8 anos. O dinheiro será repassado na forma de premiações às experiências bem-sucedidas.

O apoio financeiro da União aos estados será realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O governo promete dar suporte à formação continuada dos professores alfabetizadores e ao reconhecimento dos resultados alcançados pelas escolas e pelos profissionais da educação visando a alcançar as metas do programa federal.

Segundo o projeto, o Executivo concederá bolsas para os professores e também fornecerá material didático e pedagógico para apoiar as escolas públicas que irão se envolver no programa.

Por Fabiano Costa - G1, em Brasília
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.