NOTÍCIA ANTERIOR
Sinalização de trânsito confunde motoristas no Parque das Américas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Em Mauá trabalhadores retornam ao mercado de trabalho com a EJA
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/10/2013 | Cidade
Câmara aprova Conselho da Defesa Civil
A Câmara de Mauá aprovou ontem em regime de urgência a criação do Conselho Municipal e o Fundo de Defesa Civil. Os dois departamentos foram elaborados para receber verbas do Estado e da União destinadas para obras no combate a desmoronamentos.

O conselho terá status de secretaria, portanto, receberá dotação orçamentária e será comandado por dois diretores comissionados, que terão salário de R$ 3.516,96, conforme informado no Portal da Transparência. O secretário de Relações Institucionais, Rômulo Fernandes (PT), afirmou que até o fim do mês será encaminhado projeto de remanejamento para o novo departamento.

Rômulo explicou que a aprovação da propositura com pressa ocorreu pela alta demanda municipal. O Executivo está finalizando projetos que serão enviados para Brasília na semana que vem. “Para firmar parcerias com o governo federal é preciso criar o conselho e o fundo. Por isso precisamos viabilizar a votação”, declarou.

A pressa do governo é para montar estrutura de retaguarda para evitar desabamentos, tendo em vista que as fortes chuvas começam em janeiro.

O novo setor da administração terá sede no Jardim Zaíra, bairro que registra maior número de ocorrências de desabamento e desmoronamentos durante o verão. “A inauguração está prevista para ocorrer até o fim do mês. Escolhemos reativar a sede da Defesa Civil no Zaíra porque o local viveu uma tragédia em janeiro de 2011”, disse o secretário, referindo-se às mortes de quatro pessoas no morro do Macuco, após deslizamentos de terra.

O líder do governo na Câmara, Marcelo Oliveira (PT), completou que serão instaladas sirenes do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e que moradores estão sendo treinados para avisar e retirar vizinhos em área de risco, caso haja sinal de chuvas torrenciais. “Já existem reuniões de dois núcleos da Defesa Civil e serão concentrados na sede no Zaíra. É importante para evitar mais desabamentos”, analisou o petista.

ESTACIONAMENTO

O Legislativo derrubou o veto do prefeito Donisete Braga (PT) ao projeto de lei que concedia quatro horas de gratuidade aos usuários do estacionamento do Mauá Plaza Shopping. O Executivo deve entrar com Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) para anular a decisão dos parlamentares.

Por Cynthia Tavares - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.