NOTÍCIA ANTERIOR
Família recebe corpo errado para o velório
PRÓXIMA NOTÍCIA
Após 18 dias na seca, região tem chuva de granizo
DATA DA PUBLICAÇÃO 13/02/2014 | Setecidades
Calor intenso e tempo seco comprometem qualidade do ar
Calor intenso e tempo seco comprometem qualidade do ar Estações de Mauá, São Bernardo, São Caetano e Santo André, tanto no Centro quanto no Capuava, apresentaram estado de atenção nesta quarta-feira Foto: Amanda Perobelli
Estações de Mauá, São Bernardo, São Caetano e Santo André, tanto no Centro quanto no Capuava, apresentaram estado de atenção nesta quarta-feira Foto: Amanda Perobelli
Estações de medição de quatro cidades da Região apresentaram ar inadequado nesta quarta-feira

A quinzena de intenso calor e tempo seco fez com que a qualidade do ar no ABCD piorasse. De acordo a medição feita pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), as estações de Mauá, São Bernardo, São Caetano e Santo André, tanto no Centro quanto no Capuava, apresentaram estado de atenção nesta quarta-feira (12/02).

A falta de chuva nas últimas semanas fez com que a qualidade do ar baixasse de boa para moderada. Temperaturas altas e tempo seco, associados à dispersão desfavorável de poluentes como dióxido de enxofre, partículas inaláveis, dióxido de nitrogênio, monóxido de carbono e ozônio, podem comprometer ainda mais a respiração.

Neste caso, pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas, idosos e crianças têm os sintomas agravados e a população em geral pode apresentar ardor nos olhos, nariz e garganta, tosse seca e cansaço. A recomendação é reduzir o esforço físico ao ar livre, principalmente pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares, idosos e crianças.



tempo vai mudar

O tempo começa a mudar nos próximos dias, quando uma frente fria finalmente consegue romper o bloqueio atmosférico e chegar ao Litoral paulista, de acordo com meteorologistas do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências).

Os termômetros devem variar entre mínimas de 23 graus e máximas que podem superar os 35 graus na Grande São Paulo entre esta quinta-feira e sexta-feira. Nas horas mais quentes a umidade relativa do ar pode atingir valores em torno dos 30% -- o ideal é acima de 60%. No final da tarde de quinta a chegada da brisa marítima e a aproximação de uma frente fria provocam chuvas na forma de pancadas mais significativas com raios, rajadas de vento e potencial para formação de alagamentos. No fim de semana a possibilidade de chuva é de 80%.

Na sexta-feira (14/02), o sol aparece entre nuvens, com termômetros variando entre mínimas de 21 graus e máximas que não devem superar os 30 graus. A propagação de uma frente fria muda o tempo no decorrer do dia, causando aumento de nebulosidade e chuvas mais generalizadas. Estas condições devem trazer um pouco de alívio para o tempo seco, mas podem provocar alagamentos na Capital no fim de semana e na Região já na sexta-feira.

Por Carol Scorce - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.