NOTÍCIA ANTERIOR
Toffoli desobriga filiação à UNE e à Ubes na emissão de carteira estudantil
PRÓXIMA NOTÍCIA
Notas do Enem 2015 vão ser divulgadas pelo Inep nesta 6ª
DATA DA PUBLICAÇÃO 06/01/2016 | Educação
Calendário escolar sofre mudanças após ocupações e greve em 2015
Escolas estaduais deverão ter, no mínimo, 200 dias letivos.

Se houver necessidade, alunos poderão ter aulas aos sábados.


O calendário escolar para o ano letivo de 2016 foi divulgado nesta quarta-feira (6) e determinou que as aulas começarão no dia 15 de fevereiro. Com isso, alunos de escolas ocupadas com reposições de aulas em janeiro terão pouco tempo de férias.

O primeiro semestre será encerrado no dia primeiro de julho, o segundo semestre começará no dia primeiro de agosto e deve seguir até o dia 20 de dezembro.

A resolução ainda diz que as escolas estaduais deverão organizar o calendário garantindo o mínimo de duzentos dias letivos e a carga horária prevista para cada nível e modalidade de ensino. Os alunos poderão ter aulas aos sábados, caso haja algum problema e não seja cumprido o mínimo de aulas em dias úteis.

O segundo semestre de 2015 foi marcado pelas manifestações contra a reorganização escolar. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, quase 200 escolas foram ocupadas desde o início de novembro. O Sindicato dos Professores (Apeoesp) chegou a afirmar que 213 escolas foram ocupadas. Já a greve dos professores durou 92 dias: começou em 12 de março de 2015 e terminou em 12 de junho.

Após o dia 4 de dezembro, quando o governador Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou a suspensão da reorganização escolar, aos poucos, as escolas foram desocupadas. Nesta quarta-feira (6) são 4 escolas ocupadas em todo estado de São Paulo e todas localizadas na capital paulista, de acordo com a Secretaria Estadual de Educação.

Nesta segunda-feira (4), um mês após o anúncio da suspensão da reorganização escolar, houve a desocupação da Escola Estadual Fernão Dias Paes, em Pinheiros, a primeira escola ocupada na cidade de São Paulo. Os estudantes entregaram as chaves e deixaram o prédio após 55 dias de ocupação.

As aulas foram retomadas nesta quarta-feira (6) na Escola Estadual Fernão Dias Paes e seguem até o dia 05 de fevereiro. Os estudantes terão 10 dias de férias até a volta às aulas que será no dia 15 de fevereiro, marcando o início do ano letivo de 2016.

A reestruturação previa o fechamento de mais de 90 escolas e afetaria cerca de 300 mil alunos. A ideia do governo era dividir a escola em ciclos, separando os alunos em diferentes unidades: ensino fundamental I, ensino fundamental II e ensino médio.

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.