NOTÍCIA ANTERIOR
Serra da Canastra tem ''passaporte'' com desconto e brinde para turista
PRÓXIMA NOTÍCIA
''Dama de Ferro'' completa 120 anos com nova maquiagem
DATA DA PUBLICAÇÃO 21/04/2009 | Turismo
Café, cachaça e chorinho
O choro promete embalar a região do Vale do Paraíba a partir de amanhã até o dia 21, seja regado a cachaça ou a café para curar a bebedeira. Nesse período, atrações históricas, gastronômicas e musicais se estenderão por praças, campos e fazendas centenárias dos dez municípios que aderiram à sexta edição do Circuito de Outono Café, Cachaça & Chorinho. São eles: Barra do Piraí, Barra Mansa, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paty do Alferes, Piraí, Valença e Vassouras.

A novidade fica por conta das oficinas de gastronomia promovidas em praças públicas e centros culturais com o intuito de divulgar algumas delícias do Vale do Paraíba.

Durante os cursos, ministrados por alunos de gastronomia da Unisuam, os turistas terão a oportunidade de preparar alguns quitutes típicos do interior fluminense, como o bolinho de feijoada e o mousse de manga.

Nas fazendas históricas, os visitantes ainda poderão participar de jantares temáticos e degustações, conferir o processo de fabricação da cachaça e aprender um pouco sobre o cultivo do café, que levou a região a ser referência econômica nacional durante o século XIX.

Outra atração são os dez roteiros de turismo desenvolvidos especialmente para o circuito de outono, como a Rota Romântica, a Rota Sabor Cana-Café e a Rota Grão do Vale, todas com programações distintas.

"Essas rotas permitem que o turista conheça melhor a região, suas fazendas, centros históricos, artesanato e o charme do interior, tudo sob a orientação de guias especializados", explica a presidente do Conselho de Turismo da Região do Ciclo do Café e coordenadora do evento, Ana Lúcia Matoso Furtado.

Entre as construções, destaque para a Igreja Matriz de Santa Tereza Dávila - onde foi batizado o inventor do avião, Santos Dumont - e para a Fazenda Paraízo, erguida entre 1845 e 1853, que já serviu de residência ao Barão do Rio Preto, o mais poderoso da época, e foi palco de festas suntuosas na presença da Princesa Isabel e do Conde D''Eu. Em 2004, também serviu de cenário para a minissérie Um Só Coração, da Rede Globo, representando a fazenda do personagem Coronel Totonho, interpretado por Tarcísio Meira.

E para os amantes do chorinho, mais de 20 artistas interpretarão clássicos de Pixinguinha e Jacob do Bandolim. Basta virar a aguardente, cair no chorinho e, depois, tomar um café para reanimar.

Por Heloísa Cestari - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.