NOTÍCIA ANTERIOR
Restaurante São Judas é reformulado como rede de franquia
PRÓXIMA NOTÍCIA
Empresários apostam em redes sociais para alavancar vendas no ABCD
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/08/2016 | Economia
Caçar Pokémon durante expediente pode gerar demissão por justa causa
 Caçar Pokémon durante expediente pode gerar demissão por justa causa Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A febre do jogo Pokémon Go chegou ao Brasil na quarta-feira. Desde então, o aplicativo tem invadido praças, ruas e também o ambiente de trabalho. E é aí que mora o problema. Funcionários que não resistem à captura dos monstrinhos virtuais durante o expediente podem sofrer duras punições e, inclusive, serem demitidos por justa causa.

“Muitas empresas estão se queixando de funcionários que têm perdido produtividade, pois estão usando o aplicativo durante o expediente, seja em escritórios, ambientes fabris ou até mesmo na rua, para aqueles que trabalham em funções externas. Esses trabalhadores podem ser punidos e, inclusive, demitidos por justa causa. Isso porque a própria CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) prevê que a queda do desempenho do empregado poderá gerar esse tipo de demissão”, explica o advogado Rafael Colônia, especialista em Direito do Trabalho do Escritório Aith Advocacia.

Renato Falchet, especialista em Direito Eletrônico e Digital, esclarece que a empresa pode e deve restringir o uso de aparelho celular dentro do ambiente de trabalho, seja por normas da própria companhia ou por acordos coletivos da categoria. “Nos dois casos, se o empregado ignorar a proibição da empresa poderá tomar advertência e até mesmo ser demitido por justa causa, em virtude de sua insubordinação”, observa.

A Justiça do Trabalho tem entendimento consolidado quanto às consequências da utilização de aparelhos eletrônicos no local de trabalho, seja por insubordinação ou pela redução da segurança no ambiente de trabalho, o que poderá ser aplicado em casos de uso do aplicativo Pokémon Go.

Além de riscos no trabalho, o jogo tem trazido outros problemas, como assaltos, colisão de veículos, atropelamentos, dentre outros acidentes por desatenção provocada por estarem olhando apenas no celular.

Por Caio Prates - Portal Previdência Total - Diário Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7708 dias no ar.