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DATA DA PUBLICAÇÃO 23/02/2011 | Esportes
C13 diz que Corinthians pode ganhar até R$ 70 milhões se ficar
O presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, afirmou que o Corinthians pode faturar mais do que o dobro se permanecer na instituição. O presidente corintiano Andres Sanchez afirmou que o time vai deixar o C13 nos próximos dias.

Koff recebeu a visita de Sanchez nesta terça-feira, em São Paulo, e disse não entender qual foi o motivo da visita do dirigente do clube paulista.

"Não entendi qual é a intenção do Corinthians. Se ele quisesse mudar alguma coisa, poderia ir na assembleia dos clubes e fazer este pedido como sempre acontece quando um afiliado tem alguma demanda", disse.

O mandatário do C13 disse ainda que não gostaria de perder integrantes, mas falou sobre quanto o Corinthians poderá ganhar se permanecer na instituição.

"O Corinthians ganha hoje 30 e tantos milhões de reais por ano com o Brasileiro, dá quase R$ 1 milhão por jogo", disse Koff. "A nossa estimativa é que ganhem de R$ 60 milhões a R$ 70 milhões. Mas se ele acha que saindo pode conseguir mais do que isto... Não tem como ganhar mais", completou.

Para Koff, o Corinthians até pode negociar sozinho com uma emissora de TV, mas para passar o jogo dele com outro clube que seja do C13, terá que ter autorização deste outro clube.

O caso

Se concretizada a divisão dos times em dois blocos, com contratos distintos com duas emissoras de TV, uma possibilidade cogitada por alguns clubes é a de que o clube mandante tenha sua partida transmitida pela rede com a qual mantém acordo.

Ataíde Gil Guerreiro, diretor-executivo do C13, afirma que, legalmente, esse cenário não é possível, já que as duas equipes são 'donas' da partida de que participam.

O executivo crê ter uma carta na manga no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), 'que pode aplicar uma multa caso os clubes deixem a entidade'.

A favor da Globo, que disputa os direitos da TV aberta com Record e Rede TV!, está o fato de alguns clubes acharem que o fato de os lances dos jogos serem veiculados em programas não esportivos de grande audiência traz um grande valor agregado.

Acreditam que isso pode agradar aos patrocinadores.

Mas Guerreiro declara que o C13 contratou uma empresa para calcular uma média da exposição dos times em programas de TV que não os jogos, como noticiários, e exigirá que a emissora que ganhar o contrato exiba, pelo menos, essa mesma média.

'É uma maneira de valorizar os patrocinadores', afirmou o diretor do C13.

O cronograma da entidade prevê que o edital de licitação para a concorrência da TV aberta seja enviado depois de amanhã. A comissão que formata os contratos se reúne hoje para votá-los.

Por Martín Fernandez - Folha Online, São Paulo
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