NOTÍCIA ANTERIOR
Falta de reparo faz moradores realizarem obras por conta própria
PRÓXIMA NOTÍCIA
Sete dicas valiosas para quem usa ônibus no ABCD
DATA DA PUBLICAÇÃO 21/07/2016 | Setecidades
Busto do Senador Flaquer será retirado
Busto do Senador Flaquer será retirado Foto: Marina Brandão/DGABC
Foto: Marina Brandão/DGABC
O busto do Senador Flaquer, que fica no Calçadão da Oliveira Lima, em Santo André, será retirado do local no domingo, a partir das 8h30. A medida é necessária para realizar a reforma estrutural do bloco de mármore que sustenta a peça, que está danificado, pichado e já foi alvo de várias reportagens do Diário. Enquanto o serviço é realizado, a peça ficará guardada no Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa.

Segundo o secretário de Cultura Tiago Nogueira (PT), há cerca de 30 dias foi feita vistoria da obra por técnicos da Pasta. “Eles constataram que dentro do bloco há uma peça metálica que está enferrujada. Por causa disso, um pedaço do mármore caiu, e há risco de que isso aconteça de novo e machuque alguém. Portanto, resolvemos fazer a reforma.”

O prazo máximo para a execução do serviço, conforme o secretário, é de 120 dias. Não há estimativa de custo, já que não se sabe a extensão do dano. “Mas tudo será feito por profissionais da Prefeitura e com recurso próprio”, garante Tiago.

A escultura do Senador Flaquer, de autoria de Rigoletto Mattei, foi inaugurada há 84 anos, em 1º de maio de 1932, no local conhecido até hoje como Largo da Estátua. Em 1971, o busto mudou para a frente da agência do Banco do Brasil, na rua homônima. Com as obras de remodelação do Calçadão, em 2000, voltou para o seu local de origem. “Faz parte da história e memória da cidade”, destaca Tiago.

José Luiz Flaquer (1854-1924) foi eleito o primeiro juiz de paz de São Bernardo em 1880. Na política, se elegeu deputado em 1891, 1898 e 1902, senador estadual, em 1910, e vereador de São Bernardo, em 1914. Flaquer morreria dez anos mais tarde, exercendo a função de senador estadual.

MUDANÇAS

Além da reforma na base do busto, o secretário informou que, também no período de 120 dias, será realizada pintura da escultura Concreção 0005, do artista plástico andreense Luiz Sacilotto (1924-2003) e localizada também no Calçadão. “A ideia é dar destaque para as obras da Oliveira Lima, que é o cartão-postal comercial da cidade.”

Já sobre a estátua de João Ramalho, localizada no Paço Municipal, a mudança para a Avenida Portugal, anunciada em abril, no aniversário da cidade, foi adiada. “A obra foi vistoriada na mesma época por nossos técnicos. Como o busto do Senador Flaquer apresentava riscos, resolvemos esperar para fazer a mudança do João Ramalho. Estou fazendo orçamentos para realizar o restauro da peça antes de colocá-la na Portugal. Queremos concluir tudo também em 120 dias”, diz Tiago.

Outra obra que pode passar por intervenções é o Monumento ao Trabalhador, de Tomie Ohtake (1913-2015). “A peça está boa, mas a cor desbotou com a ação do tempo. Estamos buscando parceria para realizar a pintura.”

Por Camila Galvez - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.