NOTÍCIA ANTERIOR
Bush ameaça atacar Irã em caso de agressão
PRÓXIMA NOTÍCIA
Papa pede que jovens imigrantes sejam recebidos com simpatia
DATA DA PUBLICAÇÃO 11/01/2008 | Internacional
Bush chora ao visitar memorial do Holocausto em Jerusalém
O presidente americano George W. Bush chorou nesta sexta-feira ao visitar o memorial do Holocausto, Yad Vashem, em Jerusalém, como parte da viagem oficial de três dias a Israel e Cisjordânia.

Bush estava acompanhado do presidente israelense Shimon Peres, do primeiro-ministro Ehud Olmert e do presidente do Yad Vashem, Tommy Lapid. A chanceler israelense, Tzipi Livni, e a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, também estavam presentes.

"É uma recordação sombria de que o mal existe e um estímulo a opor-se a ele quando o encontramos", afirmou o presidente americano ao fim da visita ao memorial.

"Diante de crimes indescritíveis contra a humanidade, almas corajosas, jovens e antigas, permaneceram firmes naquilo em que acreditavam. É uma honra estar aqui, é uma experiência comovente, é uma memória viva importante", afirmou o presidente americano.

Depois de ter visitado as galerias do memorial que documentam as etapas do genocídio dos judeus pelos nazistas, Bush, vestido com terno azul marinho e com a cabeça coberta por um kipá, ouviu um coral infantil que cantou um poema escrito por Hanna Senech, vítima da Gestapo (inteligência alemã) na Hungria.

De cabeça baixa e com lágrimas nos olhos, Bush depositou flores, entregues por dois marines em uniforme de gala, ao lado da chama eterna em memória das vítimas do Holocausto.

O Yad Vashem homenageia a memória dos seis milhões de judeus exterminados pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. O memorial geralmente é visitado por todos os governantes estrangeiros que viajam a Israel.

Bush viajou em seguida de helicóptero à Galiléia, norte de Israel, onde deve fazer uma visita à colina onde Jesus Cristo teria pronunciado o Sermão da Montanha.

Viagem - Nesta sexta-feira chega ao fim a viagem de três dias de Bush a Israel e Cisjordânia, sua primeira à Terra Santa desde que chegou à Casa Branca em 2001. A próxima etapa da viagem ao Golfo Pérsico do presidente americano será o Kuwait.

A meta de Bush é dar prosseguimento aos esforços para solucionar o conflito israelense-palestino, pedindo o respaldo dos países árabes à sua tentativa de obter um acordo de paz no último ano de sua presidência.

No entanto, a crescente influência do Irã na região e o desafio nuclear que representa também estão na agenda da viagem que levará a países como Kuwait, Bahrein, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita, situados diante do Irã na outra margem do Golfo.

A viagem de Bush terminará no Egito.

Por Diário Online - AFP
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.