NOTÍCIA ANTERIOR
Cinco destinos, cinco jeitos de comemorar o São João
PRÓXIMA NOTÍCIA
Com pânico de voar, mas louco por viagens, brasileiro cria site sobre medo de avião
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/06/2017 | Turismo
Bumba meu Boi recebe homenagem em Brasília
Bumba meu Boi recebe homenagem em Brasília Sessão solene em homenagem ao Bumba meu Boi. Crédito: Antônio Augusto/Câmara dos Deputados
Sessão solene em homenagem ao Bumba meu Boi. Crédito: Antônio Augusto/Câmara dos Deputados
Em sessão solene na Câmara dos Deputados, secretário executivo do Turismo destaca importância da cultura popular como atrativo dos destinos turísticos

Uma das maiores expressões da cultura maranhense, o Bumba meu Boi foi homenageado nesta segunda-feira (05), na Câmara dos Deputados. Principal destaque do São João do Maranhão, a manifestação cultural foi celebrada em sessão solene antecipada – o dia dedicado ao Bumba meu Boi é 30 de junho. O Ministério do Turismo vem trabalhando para transformar os festejos juninos em produto turístico capaz de atrair cada vez mais brasileiros e estrangeiros. O secretário executivo da Pasta, Alberto Alves, esteve presente à solenidade representando o ministro Marx Beltrão.

“Cada vez mais acredito que a nossa cultura, nossa gente e a nossa gastronomia têm tudo para impulsionar, ainda mais, o turismo interno e atrair mais visitantes estrangeiros para o Brasil”, afirmou Alberto Alves. Segundo o ranking de Competitividade do Fórum Econômico Mundial, o Brasil é o oitavo país no quesito recursos culturais dentre 136 nações analisadas.

A festa, de origem nordestina, está muito associada ao período junino e reúne elementos da cultura negra, indígena e europeia. O Bumba meu Boi é uma dança folclórica que conta a história de insubordinação da morte e ressurreição de um boi com personagens humanos e animais como o próprio boi, o amo, vaqueiros e índios, entre outros. Os personagens principais são, Mateus e Catirina, são os responsáveis pela apresentação dos bichos, dançando e cantando de forma cômica.

Por ser de origem negra, a dança chegou a ser proibida, mas se espalhou por todo o Brasil. A encenação, semelhante a um auto, mistura dança, música, teatro e circo. O nome da manifestação folclórica varia de acordo com a região: Boi-Bumbá, no Amazonas e no Pará; Bumba meu Boi no Maranhão; Boi Calemba no Rio Grande do Norte; Cavalo-Marinho na Paraíba; Bumba de reis ou Reis de boi no Espírito Santo; e Boizinho no Rio Grande do Sul. Já no Rio de Janeiro é conhecido como Boi Pintadinho, enquanto em Santa Catarina é chamado de Boi de Mamão.

Por Geraldo Gurgel - G1
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6236 dias no ar.