NOTÍCIA ANTERIOR
Um ''baita'' conversível
PRÓXIMA NOTÍCIA
Sedãs japoneses lideram mercado
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/06/2009 | Veículos
''Bruto'' aventureiro
O Rally dos Sertões é um dos mais perigosos do mundo. De carro ou de moto, convenhamos, não deve ser nada fácil encarar mais de 5 mil quilômetros de estradas e trilhas de terra, areia e pedregulhos sob o sol escaldante do cerrado brasileiro. Agora, imagine enfrentar essas dificuldades a bordo de um caminhão.

Para desvendar os segredos de um desses ‘brutos'' aventureiros, o Diário viajou até Tatuí (SP) para encontrar Edu Piano, um dos mais experientes pilotos do Rally dos Sertões, com 14 participações consecutivas, e que é responsável pela preparação de um Ford F-4000 4x4.

Como já era esperado - não precisava ser nenhum bidu para adivinhar -, o caminhão de rua, fabricado em São Bernardo, é quase 100% diferente do preparado para o rali. A começar pelo motor que, segundo Piano, é o mesmo do original, mas com partes totalmente retrabalhadas, como cabeçote e turbina. "O caminhão passa de 120 cv de potência para 265 cv", revela.

A transmissão também é diferente, desenvolvida pela ZF para o acréscimo de potência e torque, que chega aos 71 mkgf a 1.500 rpm. A relação, por exemplo, é alongada, proporcionando maior velocidade final. "A embreagem também é própria para competição", explica o piloto e preparador.

Um sistema importantíssimo é o de tração - principalmente tratando-se de Sertões. Piano usa um equipamento importado com acionamento por meio de alavanca e não botão, como o F-4000 4x4 de rua, lançado em 2008. O bloqueio do diferencial na traseira é importado, assim como o da dianteira. Ambos funcionam de maneira automática.

O sistema elétrico também é refeito. "É feito um chicote novo, inclusive um alternativo que impede, em caso de pane, que o motor desligue."

Os freios são a disco ventilado na dianteira e tambor na traseira, mas com pastilhas e lonas especiais.

Os pneus utilizados são os mesmos modelos de rua da Goodyear - 900 x 20 - reforçados nas laterais com seis vezes mais material. "É quase à prova de balas", brinca Piano. São dois na dianteira e quatro na traseira, mas, em especiais em trilhas de areia, o F-4000 usa apenas dois pneus na traseira - mais altos para evitar problemas com os facões.

Os sistemas de suspensão é reforçado para resistir aos pulos e buracos. Na dianteira, há um eixo rígido tubular com barra estabilizadora, feixe de molas parabólicas e dois amortecedores telescópicos hidráulicos de dupla ação por roda. Na traseira, eixo rígido, em aço estampado com barra estabilizadora, feixe de molas principal semi-elípticas e auxiliar com parabólicas, além de dois amortecedores telescópicos hidráulicos de dupla ação.

Força e potência impressionam

Depois de conhecermos cada detalhe do ‘bólido'', o piloto Edu Piano nos levou para dar uma volta no Ford F-4000 4x4. Como o que será utilizado na edição deste ano do Rally dos Sertões estava desmontado, acertando os detalhes para a prova, ‘passeamos'' no modelo anterior.

Com Piano ao volante, fomos no assento do mecânico - entre o piloto e navegador. A posição é incômoda. Mas não poderia ser diferente: trata-se de um caminhão de rali. O ar-condicionado, por exemplo, foi arrancado. Os estofados também. Assim como todo o painel de instrumentos e revestimentos internos. No lugar, barras de ferro para garantir a segurança dos ocupantes em caso de um capotamento foram instaladas.

Dentro da cabine, o motor ronca forte. Piano acelera e ‘colamos'' no banco. Com as poucas curvas que fez já deu para sentir que a tocada é forte.

Pulamos, então, para o banco do lado esquerdo para experimentar o ‘bruto''. A posição de dirigir é incômoda, o câmbio fica distante das mãos. A dirigibilidade é boa, mas, sem dúvida, o que merece mais destaque é a potência do motor.

Por Marcelo Monegato - Diário do Grande ABC / Enviado a Tatuí
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6192 dias no ar.