NOTÍCIA ANTERIOR
Ucranianos ganham viagem para a Copa e aprovam a cerveja do Brasil
PRÓXIMA NOTÍCIA
Como uma ola no mar
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/06/2014 | Turismo
Britânico que viu a Copa de 1966 diz que faltou ciência à Inglaterra de 2014
 Britânico que viu a Copa de 1966 diz que faltou ciência à Inglaterra de 2014 John ao lado do filho Tom na saída da Arena Corinthians, na quinta (19) (Foto: Ana Carolina Moreno/G1)
John ao lado do filho Tom na saída da Arena Corinthians, na quinta (19) (Foto: Ana Carolina Moreno/G1)
John Zarnecki tinha 15 anos quando a Inglaterra sediou e venceu o Mundial.

Cientista premiado por estudos espaciais, ele vai ver a 'despedida' em BH.


O cientista inglês John Zarnecki estava no estádio de Wembley na final da Copa do Mundo de 1966 e viu a Inglaterra ser campeã do mundo. Ele também estava na Arena Amazônia, em Manaus, e na Arena Corinthians, em São Paulo, quando viu a seleção inglesa perder para Itália e Uruguai, respectivamente, e ser eliminada do Mundial no Brasil. Zanercki é cientista espacial consagrado, com especialização em foguetes. Para ele, faltou ciência para a Inglaterra nesta Copa.

Ao contrário do 'English Team', que depois da conquista de 1966 não ganhou mais nada, Zanercki ganhou tudo em sua vida desde aquela Copa, há quase meio século. Ele se formou em física e astronomia, fez mestrado e doutorado e se tornou cientista espacial e professor da Open University. Em janeiro deste ano, foi homenageado com a medalha de ouro da Sociedade Real de Astronomia do Reino Unido, por seu trabalho em diversos projetos de pesquisa, como os que envolveram o Cometa Halley e o Telescópio Hubble.

Nesta terça-feira (24), ele estará no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, para a melancólica despedida da já eliminada Inglaterra, que enfrenta a já classificada Costa Rica na última rodada do grupo D.

"Vamos ver o próximo jogo, espero que pelo menos acabe em empate", disse Tom, filho de John que o acompanha na viagem pelo Brasil. Os dois também têm ingressos para as oitavas de final. "Vamos também para Curitiba e Recife. Eu estava otimista, comprei ingressos para o jogo das oitavas do primeiro colocado deste grupo", explicou Tom.

Para o pai, a maior decepção da partida contra o Uruguai foi a falta de paixão dos jogadores ingleses. "Se tivessem jogado com vontade, se tivessem perdido lutando, teria sido melhor." A diferença entre a seleção atual e a campeã de 1966, segundo ele, não é a pouca idade dos jogadores. "Aquela tinha dois ou três jogadores excelentes, e um grupo coeso. Essa tem jogadores bons, mas não são bons o suficiente."

Ciência no futebol
O astrônomo diz que a comissão técnica da seleção inglesa poderia usar algumas teorias científicas para melhorar a atuação do time, especialmente a pontaria dos jogadores. "Os chutes estavam terríveis. Eles precisam melhorar o conhecimento de mecânica e de balística. Existe uma equação usada para lançar foguetes que deveriam conhecer", explicou o cientista.

Os chutes estavam terríveis. Eles precisam melhorar o conhecimento de mecânica e de balística. Existe uma equação usada para lançar foguetes que deveriam conhecer"
John Zarnecki, cientista espacial,
sobre a seleção inglesa de futebol

Ele deu como exemplo o projeto Rosetta, da Agência Espacial Europeia, no qual está envolvido há mais de 20 anos. Há uma década, os cientistas lançaram um foguete com instrumentos de pesquisa que, em novembro deste ano, deve aterrizar na superfície de um cometa. Os cálculos usados para garantir a precisão dos movimentos da sonda durante todos esses anos, até que ela acerte o cometa, poderiam servir aos jogadores e evitar atuações como as dessa Copa, diz.

"Esse dia de novembro deverá ser mais emocionante que o jogo de hoje [quinta]", comparou John.

Já a emoção de 30 de julho de 1966, que ele experimentou na arquibancada do estádio de Wembley, em Londres, ao ver a Inglaterra derrotar a Alemanha em plena Guerra Fria, é incomparável, em sua opinião.

Viagem com o filho
John participou de apenas duas edições de Copa do Mundo até hoje, mas já esteve no estádio com o filho quase uma centena de vezes para acompanhar o futebol. Ambos são torcedores do Crystal Palace, time que terminou na décima-primeira colocação no campeonato inglês –pela memória de Tom, o primeiro jogo que ele viu no estádio com o pai foi em Bristol. "Há dois anos também fomos à Ucrânia para a Eurocopa", disse ele.

Na noite de quinta-feira (19), em São Paulo, em meio à multidão que deixava a Arena Corinthians em direção à plataforma de trem do Expresso da Copa, o senhor grisalho vestindo uma jaqueta de couro sobre a camisa branca da Inglaterra ao lado de um jovem enrolado na bandeira do país era apenas um dos milhares de turistas ingleses.

Na madrugada de sexta-feira (20), eles seguiram de ônibus para o Rio, onde se hospedaram na Praia de Copacabana. No mesmo dia, o resultado da partida entre Costa Rica e Itália decretou o óbito da Inglaterra nesta edição da Copa do Mundo. O destino seguinte foi Belo Horizonte, para a terceira e última participação inglesa no mundial de 2014.

"Esse é o grupo da morte, e agora ela pegou a gente", decretou John. Com a Inglaterra fora do páreo, John já sabe para quem torcer daqui para frente: "Acho que a Holanda é a melhor seleção entre as que ainda não ganharam uma Copa."

Mas nem tudo é tragédia para o inglês: "pelo menos duramos um dia a mais que a Espanha", brincou ele na última quinta-feira, já considerando a Inglaterra eliminada da competição.

Por Ana Carolina Moreno - G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.