NOTÍCIA ANTERIOR
Semana Mundial de Alimentação Começa na segunda-feira (13)
PRÓXIMA NOTÍCIA
Seminário de Educação Inclusiva em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/10/2014 | Cidade
Brinquedos plásticos: novas aplicações dão asas à imaginação infantil
Brinquedos plásticos: novas aplicações dão asas à imaginação infantil
Matéria-prima garante segurança, leveza e resistência aos produtos para crianças

O plástico é um dos materiais mais presentes no dia a dia das pessoas, principalmente no mundo infantil. Seguro, leve e econômico, o produto se tornou indispensável em aplicações cujo foco é o público que vive os anos da infância. E agora, com o Dia das Crianças, o sucesso desses produtos se torna visível nas lojas, festas e animações.

Para simplificar processos e oferecer um artigo ainda mais seguro, as indústrias estão substituindo o alumínio, o ferro e o zinco pelo plástico. Isso resulta em brinquedos mais resistentes, diversificados e práticos. Além disso, a utilização de componentes plásticos propôs características vantajosas à indústria, como versatilidade e estética.

Com propósito de melhorar a vida das pessoas criando soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem, maior petroquímica das Américas e líder na produção de biopolímeros, foi uma das empresas que se antecipou a este cenário. A empresa que atende perfeitamente as normas exigidas pela indústria, desenvolve resinas para aplicações em brinquedos, como o Polietileno (PE), Polipropileno (PP) e o PVC.

Aplicados a princípio apenas em materiais pequenos, os plásticos vêm sendo cada vez maios usados em peças maiores, como escorregadores, casinhas e tobogãs, vistos nos playgrounds de parques e festas infantis. A resina utilizada para estes itens é a do polietileno rotomoldado, que também é encontrada em baús e mesas infantis.

O mercado de brinquedos também conta com o PVC aplicado em diversos produtos como bonecas, bolas de futebol, chaveiros, piscinas infláveis e carrinhos. Para a confecção de bonecas, por exemplo, o grande diferencial do plástico é a textura, que se assemelha à pele humana. O material se comporta bem no processamento de transformação e pode receber a aplicação de diversas cores, o que amplia as possibilidades de diversificação dos brinquedos.

“Nos últimos tempos lançamos vários brinquedos com o sucesso de personagens infantis, como a Peppa Pig, Galinha Pintadinha, que utilizam o PVC. A Peppa Pig, por exemplo, é inteira de PVC, e foi lançada neste ano. Acreditamos que o mercado só tende a crescer com a utilização de materiais em plástico, até porque este material faz com que fujamos da comparação com o produto chinês”, comenta Pedro Bissoli, diretor da Multibrink, empresa que, apenas neste ano, já teve um crescimento de 20% nas vendas de brinquedos.

Outro grande diferencial do plástico está no fato de o material permitir a utilização de elementos de design que peças feitas de metal não trazem, como, por exemplo, a transparência. O polipropileno é uma resina menos densa e, por isso, pode ser aplicada em visores de “motocas” e velocípedes, além de ser utilizada também em brinquedos de encaixe e cadeiras infantis.

A Braskem também atua neste segmento com uma resina 100% renovável, o Plástico Verde, polietileno produzido a partir de etanol proveniente da cana-de-açúcar. Em 2008, uma grande fábrica de brinquedos passou a utilizar em parte de seus produtos o PE Verde.

Para o consumidor final, os resultados são percebidos, principalmente, em termos de performance, durabilidade e aparência. Todas as vantagens do plástico nos brinquedos podem ser aplicadas também aos novos conceitos de design, uma vez que o material oferece liberdade de criação sem perda de qualidade.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.