NOTÍCIA ANTERIOR
Sandero inspirado na Fórmula 1
PRÓXIMA NOTÍCIA
Livro conta a história de automóveis
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/09/2008 | Veículos
''Brinquedo'' para executivo
Abençoados sejam os executivos, projetistas, designers, engenheiros e funcionários da Audi. No ano em que comemora 15 anos de atividades por aqui, a montadora das ‘quatro argolas' traz para os ricos executivos brasileiros uma de suas mais recentes criações: a oitava geração do sedã de luxo A4 - que carrega consigo uma longa história, iniciada em 1995, quando substituiu o Audi 80.

O modelo, que já circula pelas ruas da Europa, chega com três motorizações. A mais ‘apimentada' - avaliada e aprovada pelo Diário - é a V6 3.2 FSI (269 cv), que estará disponível já em setembro pelo preço de R$ 229 mil. Completa, com todos os opcionais, o valor salta para R$ 295.460. As outras duas são 2.0 Turbo FSI de 183 cv e 214 cv, que não tiveram seus preços revelados.

Em relação ao seu antecessor, o novo A4 evoluiu em tudo - e mais um pouco. Buscando um visual mais arrojado, a Audi não teve dúvidas e transferiu para o sedã as características marcantes e bem-sucedidas do superesportivo R8. Basta olhar para sua dianteira para fazer a comparação. As lanternas trazem os mesmos 14 leds e a grade protuberante e imponente.

Lateralmente, o A4 apresenta linhas que remetem a um cupê. Na traseira, destaques para as lanternas que invadem a tampa do porta-malas e o discreto aerofólio.

Em termos de espaço, os sinais da modernidade são evidentes. O A4 cresceu 11,7 centímetros de comprimento, atingindo os 4,70 metros, e 16,6 centímetros de distância entre eixos, totalizando 2,81 metros. Resultado: mais conforto para o motorista e os ocupantes, que podem desfrutar da longa lista de mimos de série, como air bags frontais, laterais e do tipo cortina, ar-condicionado digital, controlador de velocidade, bancos revestidos de couro, entre outros.

E quando o assunto é desempenho, pujança é a palavra que melhor define este sedã. A versão V6 3.2 FSI produz 269 cv de potência a 6.500 rpm e torque de 33,62 mkgf a 3.500 giros.

Já o consumo de combustível, segundo a Audi, é 9% menor em comparação à versão anterior, fazendo 10,7 km/l em uso misto. Isso graças a um novo sistema de atuação das válvulas, a AVS (Audi Valve Lift System).

A velocidade máxima é de 250 km/h e são necessários só 6,4 segundos para ir de 0 a 100 km/h. A transmissão é automática de seis velocidades, com opções de troca seqüencial na alavanca ou por meio de palhetas atrás do volante.

Tecnologia
Além de tudo isso, o novo Audi A4 carrega um alto nível de tecnologia. A tração exclusiva quattro permanente - de série - é uma das atrações, permitindo maior estabilidade e esportividade durante a condução, transferindo 60% do torque para as rodas traseiras e 40% para as dianteiras.

Outro mecanismo interessante, oferecido como opcional por R$ 16 mil, é o ADS (Audi Drive ), que possibilita ao motorista escolher entre três opções de dirigibilidade: Comfort, Auto e Dynamic.

Por Marcelo Monegato - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.