DATA DA PUBLICAÇÃO 14/09/2008 | Veículos
''Brinquedo'' para executivo
Abençoados sejam os executivos, projetistas, designers, engenheiros e funcionários da Audi. No ano em que comemora 15 anos de atividades por aqui, a montadora das ‘quatro argolas' traz para os ricos executivos brasileiros uma de suas mais recentes criações: a oitava geração do sedã de luxo A4 - que carrega consigo uma longa história, iniciada em 1995, quando substituiu o Audi 80.
O modelo, que já circula pelas ruas da Europa, chega com três motorizações. A mais ‘apimentada' - avaliada e aprovada pelo Diário - é a V6 3.2 FSI (269 cv), que estará disponível já em setembro pelo preço de R$ 229 mil. Completa, com todos os opcionais, o valor salta para R$ 295.460. As outras duas são 2.0 Turbo FSI de 183 cv e 214 cv, que não tiveram seus preços revelados.
Em relação ao seu antecessor, o novo A4 evoluiu em tudo - e mais um pouco. Buscando um visual mais arrojado, a Audi não teve dúvidas e transferiu para o sedã as características marcantes e bem-sucedidas do superesportivo R8. Basta olhar para sua dianteira para fazer a comparação. As lanternas trazem os mesmos 14 leds e a grade protuberante e imponente.
Lateralmente, o A4 apresenta linhas que remetem a um cupê. Na traseira, destaques para as lanternas que invadem a tampa do porta-malas e o discreto aerofólio.
Em termos de espaço, os sinais da modernidade são evidentes. O A4 cresceu 11,7 centímetros de comprimento, atingindo os 4,70 metros, e 16,6 centímetros de distância entre eixos, totalizando 2,81 metros. Resultado: mais conforto para o motorista e os ocupantes, que podem desfrutar da longa lista de mimos de série, como air bags frontais, laterais e do tipo cortina, ar-condicionado digital, controlador de velocidade, bancos revestidos de couro, entre outros.
E quando o assunto é desempenho, pujança é a palavra que melhor define este sedã. A versão V6 3.2 FSI produz 269 cv de potência a 6.500 rpm e torque de 33,62 mkgf a 3.500 giros.
Já o consumo de combustível, segundo a Audi, é 9% menor em comparação à versão anterior, fazendo 10,7 km/l em uso misto. Isso graças a um novo sistema de atuação das válvulas, a AVS (Audi Valve Lift System).
A velocidade máxima é de 250 km/h e são necessários só 6,4 segundos para ir de 0 a 100 km/h. A transmissão é automática de seis velocidades, com opções de troca seqüencial na alavanca ou por meio de palhetas atrás do volante.
Tecnologia
Além de tudo isso, o novo Audi A4 carrega um alto nível de tecnologia. A tração exclusiva quattro permanente - de série - é uma das atrações, permitindo maior estabilidade e esportividade durante a condução, transferindo 60% do torque para as rodas traseiras e 40% para as dianteiras.
Outro mecanismo interessante, oferecido como opcional por R$ 16 mil, é o ADS (Audi Drive ), que possibilita ao motorista escolher entre três opções de dirigibilidade: Comfort, Auto e Dynamic.
O modelo, que já circula pelas ruas da Europa, chega com três motorizações. A mais ‘apimentada' - avaliada e aprovada pelo Diário - é a V6 3.2 FSI (269 cv), que estará disponível já em setembro pelo preço de R$ 229 mil. Completa, com todos os opcionais, o valor salta para R$ 295.460. As outras duas são 2.0 Turbo FSI de 183 cv e 214 cv, que não tiveram seus preços revelados.
Em relação ao seu antecessor, o novo A4 evoluiu em tudo - e mais um pouco. Buscando um visual mais arrojado, a Audi não teve dúvidas e transferiu para o sedã as características marcantes e bem-sucedidas do superesportivo R8. Basta olhar para sua dianteira para fazer a comparação. As lanternas trazem os mesmos 14 leds e a grade protuberante e imponente.
Lateralmente, o A4 apresenta linhas que remetem a um cupê. Na traseira, destaques para as lanternas que invadem a tampa do porta-malas e o discreto aerofólio.
Em termos de espaço, os sinais da modernidade são evidentes. O A4 cresceu 11,7 centímetros de comprimento, atingindo os 4,70 metros, e 16,6 centímetros de distância entre eixos, totalizando 2,81 metros. Resultado: mais conforto para o motorista e os ocupantes, que podem desfrutar da longa lista de mimos de série, como air bags frontais, laterais e do tipo cortina, ar-condicionado digital, controlador de velocidade, bancos revestidos de couro, entre outros.
E quando o assunto é desempenho, pujança é a palavra que melhor define este sedã. A versão V6 3.2 FSI produz 269 cv de potência a 6.500 rpm e torque de 33,62 mkgf a 3.500 giros.
Já o consumo de combustível, segundo a Audi, é 9% menor em comparação à versão anterior, fazendo 10,7 km/l em uso misto. Isso graças a um novo sistema de atuação das válvulas, a AVS (Audi Valve Lift System).
A velocidade máxima é de 250 km/h e são necessários só 6,4 segundos para ir de 0 a 100 km/h. A transmissão é automática de seis velocidades, com opções de troca seqüencial na alavanca ou por meio de palhetas atrás do volante.
Tecnologia
Além de tudo isso, o novo Audi A4 carrega um alto nível de tecnologia. A tração exclusiva quattro permanente - de série - é uma das atrações, permitindo maior estabilidade e esportividade durante a condução, transferindo 60% do torque para as rodas traseiras e 40% para as dianteiras.
Outro mecanismo interessante, oferecido como opcional por R$ 16 mil, é o ADS (Audi Drive ), que possibilita ao motorista escolher entre três opções de dirigibilidade: Comfort, Auto e Dynamic.
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