NOTÍCIA ANTERIOR
São Paulo pode ganhar museu
PRÓXIMA NOTÍCIA
Hilux ganha motor a gasolina
DATA DA PUBLICAÇÃO 21/10/2008 | Veículos
Briga agora é na lama
O Diário colocou frente a frente dois representantes de um segmento que aos poucos vai ganhando mais espaço na garagem dos brasileiros: o dos utilitários esportivos 4x4. De um lado, o recém chegado Nissan X-Trail LE, que parte de R$ 103 mil e traz do Japão inúmeras atualizações estéticas e de equipamentos. Do outro, já mais familiarizado com o ambiente tupiniquim, o Honda CR-V EXL, produzido no México e que custa R$ 110 mil.

E por mostrar um design mais arrojado, agradável aos olhos e principalmente moderno, o CR-V venceu este duelo por uma insignificante diferença. O X-Trail, é importante destacar, tem muitas qualidades que se equiparam ao concorrente, como desempenho, espaço e conforto, mas seus traços conservadores deixam um pouco a desejar. E, convenhamos, a estética é um fator determinante na compra de um carro.

Como as fotos podem comprovar, os dois modelos foram testados em condições desafiadoras. E para surpresa daqueles que acham que estes carros foram feitos apenas para superar buracos de asfalto, lombadas e valetas, tanto X-Trail quanto CR-V revelaram valentia suficiente para suplantar as barreiras com maestria.

Quando o assunto é espaço e conforto, os dois competidores também primam pelo equilíbrio. Ambos oferecem direção elétrica, controlador de velocidade, air bags (frontal, lateral e tipo cortina), ar-condicionado, CD player com MP3, rodas de liga leve e até teto solar.

Em termos de dimensões, no entanto, acontece algo interessante. Apesar de ser 11 centímetros mais comprido - 4,63 metros contra 4,52 metros -, o X-Trail é somente 1 centímetro maior que o CR-V na distância entre eixos - 2,63 metros, diante de 2,62 metros. Já com relação à capacidade do porta-malas, o mexicano leva a melhor sobre o oriental: 1.011 litros, frente a 603 litros.

O acabamento, por fim, é muito bom. Ambos trazem bancos revestidos com couro e detalhes cromados no painel das portas, na transmissão e no painel de instrumentos, o que eleva ainda mais o requinte destes dois utilitários.

Destaque interessante, e favorável ao CR-V, é o fato de seus comandos no painel central estarem mais à mão do motorista e passageiro.

Desempenho
Com relação ao desempenho, também é necessário destacar a igualdade. X-Trail e CR-V são equipados com motor 2.0 16V a gasolina. O Honda leva ligeira vantagem na potência - 150 cv a 138 cv -, mas perde por uma margem mínima no quesito torque, fundamental quando falamos de SUVs: 19,4 mkgf a 20,2 mkgf.

Ponto positivo para a tramissão automática dos dois adversários.

Por Marcelo Monegato - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.