NOTÍCIA ANTERIOR
Operação Páscoa do Procon-SP autua 21 lojas por irregularidades
PRÓXIMA NOTÍCIA
Deficientes visuais terão mapas táteis nas estações de metrô em São Paulo
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/04/2009 | Geral
Brasileiro volta a associar bebida e direção, diz Vigitel
A pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), realizada pelo Ministério da Saúde com 54,3 mil brasileiros, comprova o que estatísticas de trânsito já vinham apontando: o brasileiro voltou a associar bebida e direção. Depois de sofrer uma significativa redução entre julho e agosto de 2008 - efeito da lei seca, sancionada em junho daquele ano -, a tendência de beber e dirigir se estabilizou até que, em novembro, o hábito voltou a ser incorporado por grande parcela da população.

Os indicadores de hoje são semelhantes aos de 2007, antes da existência dessa legislação restritiva. Em março, 2,2% dos entrevistados admitiram beber antes de dirigir. Porcentual bem mais elevado do que o registrado em agosto, quando 0,91% admitiam dirigir depois de beber. O comportamento de risco é mais comum entre homens jovens e com alta escolaridade. De acordo com o estudo, feito ao longo de todo o ano passado, 3% dos homens admitiram associar a bebida com direção. Um porcentual muito maior do que o registrado entre o grupo feminino: 0,3%.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, comentou ontem os números da pesquisa e disse que "a luz amarela" foi acesa. Para ele, o retrocesso deve ser combatido com fiscalização e repressão. "É preciso que a população tenha receio de dirigir depois de beber." O ministro admite que outro padrão de consciência tem de ser criado. "Mas isso leva tempo e a repressão também faz parte desse processo", admitiu.

Por Diário Online - AE
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.