NOTÍCIA ANTERIOR
Fifa anuncia atrações do encerramento da Copa
PRÓXIMA NOTÍCIA
Neymar não joga mais no Mundial
DATA DA PUBLICAÇÃO 04/07/2014 | Esportes
Brasil volta a Fortaleza e disputa vaga na semifinal contra a Colômbia
 Brasil volta a Fortaleza e disputa vaga na semifinal contra a Colômbia Brasil e Colômbia jogam nesta sexta no Castelão (Foto: Aris Messini/AFP - Yuri Girardi/G1)
Brasil e Colômbia jogam nesta sexta no Castelão (Foto: Aris Messini/AFP - Yuri Girardi/G1)
Partida das quartas de final será às 17h desta sexta na Arena Castelão.

Até agora, Fortaleza é a única sede que recebeu 2 vezes o Brasil na Copa.


A seleção brasileira joga mais uma vez nesta sexta-feira (4), às 17h, na Arena Castelão. Desta vez, contra a seleção colombiana. Até agora, Fortaleza é a única cidade-sede que recebeu duas vezes o Brasil na Copa. Diferente da partida da primeira fase contra o México, o confronto de hoje é eliminatório e garante ao vencedor uma vaga na semifinal do Mundial. De acordo com dados da Secretaria do Turismo do Ceará e da Fifa, foram vendidos 60.300 ingressos para a última partida da Copa do Mundo na capital cearense.

O jogo Brasil x Colômbia deve dar um novo recorde de turistas nos jogos em Fortaleza. Segundo a Setur, 47 mil pessoas devem chegar na capital cearense até esta sexta-feira, sendo cerca de 20 mil estrangeiros. O último recorde foi registrado no jogo Holanda e México, com 44 mil turistas.

Os americanos continuam sendo os estrangeiros que mais visitam Fortaleza para os jogos da Copa, com 3.400 pessoas; em seguida, estão os ingleses e colombianos, com cerca de 2 mil visitantes. Depois aparecem os visitantes de Chile (1.900), Itália (1.550), Austrália (1.200) e Japão (1 mil).

Entre os 27.500 ingressos comprados por brasileiros, estão 12.800 mil de Fortaleza e Região Metropolitana, 6,5 mil de São Paulo, 3,5 mil do Rio de Janeiro, 2,1 mil do Rio Grande do Norte, 1,8 mil do Pernambuco, 1,4 mil do Distrito Federal e 1, 2 mil do interior do Ceará.

O que funciona em Fortaleza:
A Prefeitura de Fortaleza decretou feriado nesta sexta-feira (4) por conta do jogo na Arena Castelão. As lojas do comércio de rua e shoppings não vão funcionar. Nos shoppings, funcionarão áreas de lazer, alimentação e cinemas antes e depois do jogo. Os supermercados de Fortaleza fecham durante a realização da partida entre Brasil e Colômbia e reabrem após o término da partida.

Por que ver este jogo
O jogo Brasil x Colômbia será a despedida de Fortaleza na Copa do Mundo. A capital cearense recebeu seis jogos do Mundial, dois deles da seleção brasileira. Depois do sufoco contra o Chile, o nervosismo e emoção pode ser maior porque jogo pode garantir o Brasil na semifinal. Além de uma classificação para a próxima fase, a partida será a oportunidade de ver o confronto entre Neymar e o artilheiro da Copa, James Rodriguez. Os dois guardam semelhanças, ambos são camisa 10, têm 22 anos e craques de suas seleções.

No quesito torcida, o público brasileiro pode surpreender os jogadores e os animados colombianos neste jogo. Para variar o grito da torcida brasileira nos estádios, um grupo de cearense se organizou em uma rede social, realizou ensaio e vai distribuir panfletos com novas músicas, entre eles está "Tá escrito", do Grupo Revelação, pedido do técnico Felipão.

Trânsito
A operação de trânsito terá início à meia-noite com a remoção dos veículos estacionados em locais proibidos e implantação dos principais postos de triagem e bloqueios. A partir de 9 horas, toda a área do entorno da Arena Castelão estará bloqueada, podendo ter acesso apenas veículos credenciados.

O controle veicular será intensificado nas avenidas principais que dão acesso ao Castelão. Os primeiros postos de triagem serão montados nos cruzamentos das avenidas Alberto Craveiro x Senador Carlos Jereissati, Juscelino Kubitschek x Presidente Costa e Silva (Perimetral), Dep. Paulino Rocha x BR-116 e Dr. Silas Munguba x R. Des. Otacílio Peixoto, por onde apenas veículos credenciados e coletivos poderão passar. O acesso local estará garantido.

Além desse controle inicial, postos de verificação veicular (PVVs) montados na Av. Alberto Craveiro x R. Paula Frassinetti e Av. Paulino Rocha x R. Cel. Zacarias José de França restringirão ainda mais o acesso, permitindo somente a entrada dos veículos credenciados pela Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA). A previsão é de que as vias sejam liberadas duas horas após a partida.

Ônibus e bolsões
Nesta sexta-feira (5), os ônibus especiais para a Arena Castelão começarão a sair às 11h dos bolsões, da Avenida Abolição, do aeroporto e da Avenida Dioguinho. Para Brasil x Colômbia, além dos 300 veículos utilizados nos jogos anteriores, terá reforço na frota de mais 50 ônibus. Segundo a Etufor, a oferta de veículos extras será utilizada onde a demanda estiver maior. A previsão dos técnicos é que 50 mil espectadores sejam transportados e que haja mais torcedores na zona hoteleira e no aeroporto.

Mesmo com os ônibus extras, a Etufor recomenda que os torcedores saiam cedo para o jogo para evitar filas e uma maior espera pelos ônibus. O embarque nos ônibus é gratuito mediante a apresentação do ingresso da partida. Para utilizar uma das sete linhas especiais que saem dos bolsões de estacionamento, o torcedor poderá deixar o veículo estacionado gratuitamente nos shoppings Iguatemi, Via Sul, Parangaba e North Shopping Jóquei, na Universidade de Fortaleza, no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará ou no Centro Administrativo do Cambeba.

No mesmo horário, às 11h, iniciará a operação de circulação das linhas especiais que passam nas paradas de ônibus da Avenida Abolição, a partir da Rua José Vilar, pelo Aeroporto Pinto Martins e pela Avenida Dioguinho, na Praia do Futuro.

O desembarque é realizado em três avenidas que margeiam a Arena Castelão: Av. Alberto Craveiro, Av. Dep. Paulino Rocha e Av. Dr. Silas Munguba. A partir desses pontos, os torcedores seguem a pé por um corredor exclusivo para pedestres. Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida contam com um serviço diferenciado e podem embarcar em um outro ônibus que segue até as proximidades do estádio.

Fan fest
No Aterro da Praia de Iracema, a Fan Fest deve abrir os portões às 11h. As primeiras atrações serão DJ Diego Grecchi e aulão de dança. Às 13h, terá a transmissão do jogo França e Alemanha. Às 16h05, Samira Show e Forró 100% se apresentam antes do início da partida Brasil e Colômbia. Depois da partida, às 19h05, Forró do Movimento se apresenta. Após 20h35, DJ Diego Grecchi volta ao palco. Às 21h, os portões serão fechados.

O que fazer
Como o jogo será às 17h, uma dica é ter um almoço reforçado antes de ir para a Arena Castelão. Os visitantes podem aproveitar para experimentar pratos regionais. Boas opções são os restaurantes Colher de Pau e Cantinho do Frango. Este último, apesar do nome, traz um cardápio variado, com pratos típicos brasileiros bem servidos e com bom preço. A casa também tem uma carta de cachaças. Os dois lugares estão indicados no Guia das Cidades da Copa do G1.

Após o jogo, o visitante pode conhecer o Mambembe. Um dos bares da cena alternativa de Fortaleza que ajudou a revitalizar a região da Praia de Iracema. O cardápio traz uma variedade de comidinhas e de bebidas. Para quem quiser dançar forró, poderá assistir a um show da banda Aviões do Forró no Colosso Lake Park.

Previsão do tempo: Sol com alguns nuvens de chuva e máxima de 31° (veja a previsão completa).

Por G1, em CE
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Esportes
21/09/2018 | Tite convoca Pablo, Walace e Malcom para duelos contra Arábia Saudita e Argentina
20/09/2018 | Real Madrid atropela a Roma por 3 a 0 e inicia bem a luta pelo tetracampeonato
18/09/2018 | Jogador de vôlei que jogou em Santo André é encontrado morto na Espanha
As mais lidas de Esportes
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6196 dias no ar.