NOTÍCIA ANTERIOR
Receita do Facebook cresce 72% no 1º trimestre de 2014
PRÓXIMA NOTÍCIA
Conheça os tipos de amigos mais excluídos no Facebook
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/04/2014 | Tecnologia
Brasil terá um computador por habitante em dois anos, diz FGV
Brasil terá um computador por habitante em dois anos, diz FGV Levantamento revela que hoje existem dois computadores para cada três habitantes. Foto: ABr
Levantamento revela que hoje existem dois computadores para cada três habitantes. Foto: ABr
Fundação Getúlio Vargas divulgou pesquisa nesta quinta-feira; atualmente já são 136 milhões de máquinas no País

O Brasil, que já tem 136 milhões de computadores em uso, contará com uma máquina por habitante dentro de dois anos, aponta pesquisa da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas, divulgada nesta quinta-feira (24/04).

O levantamento revela que atualmente existem dois computadores para cada três habitantes, uma densidade per capita de 67%. Neste ano, a estimativa é que sejam vendidas 24,8 milhões unidades, o que equivale a uma venda por segundo.

Para a pesquisa, que tem como foco o uso deTI (tecnologia da informação) nas empresas, foram levantadas informações de 2,3 mil empreendimentos de médio e de grande porte. Eles correspondem a 68% das 500 maiores empresas do País. O levantamento é uma mostra da situação no início deste ano. A fundação, no entanto, também reúne indicadores que revelam aspectos do uso doméstico e corporativo.

Tablets - De acordo com Fernando Meirelles, coordenador do estudo, o destaque dessa edição da pesquisa são os tablets. “Em três, quatro anos, ele já representa 13% do total de computadores em uso”, disse. Ele aponta que alguns elementos explicam essa explosão na procura pelo equipamento. Uma delas é o fato de ter se tornado um objeto de desejo, especialmente entre os mais jovens. Meirelles citou ainda a chamada MP do Bem, medida provisória que reduziu impostos para empresas de exportadoras e outros setores da economia, e o excesso de oferta.

A estimativa da FGV é que as vendas do mercado de computadores continuem a crescer em 2014, com taxa de 10%. O percentual, no entanto, será menor do que o registrado no ano passado, quando houve crescimento de 19%. “Para uma situação econômica ainda nebulosa, pois não sabemos como 2014 vai caminhar, 10% em cima de um número que cresceu quase 20% é um percentual bastante grande”, avaliou. O destaque deve ficar, novamente, por conta dos tablets. Em maio deste ano, eles devem responder por 40% das vendas, segundo a fundação.

Empresas - Em relação às empresas, a pesquisa aponta que investem 7,5% da receita em TI. Nos últimos 14 anos, esse percentual dobrou. Por usuário, são investidos anualmente, em média, R$ 26,5 mil. No caso dos bancos, esse valor sobe para R$ 57,1 mil. O uso mais comum de softwares nas empresas pesquisadas é com correio eletrônico, navegador de internet e planilha, nesta ordem, correspondendo a 57%.

Os sistemas operacionais da Microsoft continua dominando as estações de trabalho nas empresas, com mais de 90% do uso. O Windows corresponde a 70% dos servidores corporativos e o Linux, sistema operacional de uso livre, está presente em 18%. As impressoras são divididas, em média, por nove máquinas e apenas 24% delas são coloridas.

Por Agência Brasil, com Redação - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Tecnologia
21/09/2018 | Brasileiro fica quase 3 horas por dia assistindo a vídeos online; aumento foi de 135% em 4 anos
19/09/2018 | Sony anuncia PlayStation Classic, versão mini do PS1 com 20 jogos na memória
18/09/2018 | A curiosa razão por que o relógio sempre marca 9:41 nos anúncios da Apple
As mais lidas de Tecnologia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.