NOTÍCIA ANTERIOR
Confira números curiosos sobre o eleitorado das eleições de 2008
PRÓXIMA NOTÍCIA
Nunes promete asfalto novo e ginásio no bairro Roncon
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/07/2008 | Política
Brasil pode esperar até 4 anos para obter melhor acordo de Doha, diz Amorim
O Brasil está disposto a esperar três ou quatro anos para obter um melhor acordo do que o negociado atualmente na OMC (Organização Mundial do Comércio) para a liberalização do comércio mundial, assegurou neste sábado o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

Amorim considerou que um fracasso da reunião ministerial, que será iniciada nesta segunda-feira na sede da OMC em Genebra, adiaria a conclusão de um acordo de livre comércio em três ou quatro anos.

"Se esperarmos, obteremos um acordo melhor que este", disse o ministro brasileiro em uma entrevista coletiva à imprensa na cidade suíça.

Já o diretor da OMC e organizador da reunião que será aberta na segunda-feira, Pascal Lamy, depositou suas esperanças em uma conclusão ainda neste ano da Rodada de negociações lançada em 2001 na capital catari.

"A opinião pública muda em nosso favor", explicou o ministro brasileiro, ao se referir aos subsídios agrícolas dos países ricos, que aumentam os preços mundiais e prejudicam os agricultores dos países em desenvolvimento.

Amorim, que desde o início das negociações desempenha o papel de porta-voz das nações emergentes, acusou os países desenvolvidos de não abrir suficientemente seu setor agrícola e de exigir muitas mudanças aos países do Sul. "Não se pode tirar o máximo dos mais fracos e dar somente o mínimo em troca", considerou o chanceler brasileiro.

A reunião de segunda-feira em Genebra, da qual participarão os ministros de trinta países, está destinada a superar as principais divergências que bloqueiam a Rodada de Doha - os subsídios agrícolas e as tarifas alfandegárias sobre os produtos agrícolas e industriais -, para que se possa avançar para a conclusão de um acordo global antes do final do ano.

A chamada Rodada de Doha para a liberalização do comércio mundial já sofre um atraso de quatro anos em relação ao calendário previsto inicialmente.

Por Diário Online - AFP
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.