DATA DA PUBLICAÇÃO 19/05/2008 | Veículos
Brasil GT3 tem mais uma Ferrari
Uma oferece conforto para dois ocupantes. A outra tem como principal objetivo garantir bom desempenho e chegar na frente nas corridas. Enquanto a Ferrari F430 de rua da Pósitron funciona como modelo de divulgação da marca, sua ‘irmã' preparada para competir no Brasil GT3 Championship mostra que veio para brigar.
O superesportivo, equipado com motor 4.3 V8 que gera 510 cavalos de potência, pode passar dos 300 km/h. O piloto da equipe, Antonio Jorge Neto, conta que já chegou a 280 km/h com o modelo. "O carro tem muito estabilidade. A Ferrari de rua já assusta pela performance, o de corrida é 15 centímetros mais baixo, tem amortecedores mais duros e os pneus também fazem com que o desempenho melhore muito", explica.
Segundo Jorge Neto, que foi vice-campeão da Stock Car em 2006, a frenagem do modelo de competição também é muito mais eficiente. "No autódromo de Interlagos, tenho que frear 150 metros antes do ‘S' do Senna com o carro de rua, enquanto com o de corrida posso pisar no freio a apenas 60 metros", garante.
Isso ocorre porque o modelo de competição teve os freios modificados, assim como a suspensão, a aerodinâmica, o escapamento e o interior foram alterados.
O campeonato de GT3 começou na Europa em 2006 e é disputado por esportivos como Aston Martin DBRS9, Lamborghini Gallardo, Porsche 997, Dodge Viper Competition Coupé, Ford GT e Jaguar XKR. No Brasil, a competição começou em 2007.
O superesportivo, equipado com motor 4.3 V8 que gera 510 cavalos de potência, pode passar dos 300 km/h. O piloto da equipe, Antonio Jorge Neto, conta que já chegou a 280 km/h com o modelo. "O carro tem muito estabilidade. A Ferrari de rua já assusta pela performance, o de corrida é 15 centímetros mais baixo, tem amortecedores mais duros e os pneus também fazem com que o desempenho melhore muito", explica.
Segundo Jorge Neto, que foi vice-campeão da Stock Car em 2006, a frenagem do modelo de competição também é muito mais eficiente. "No autódromo de Interlagos, tenho que frear 150 metros antes do ‘S' do Senna com o carro de rua, enquanto com o de corrida posso pisar no freio a apenas 60 metros", garante.
Isso ocorre porque o modelo de competição teve os freios modificados, assim como a suspensão, a aerodinâmica, o escapamento e o interior foram alterados.
O campeonato de GT3 começou na Europa em 2006 e é disputado por esportivos como Aston Martin DBRS9, Lamborghini Gallardo, Porsche 997, Dodge Viper Competition Coupé, Ford GT e Jaguar XKR. No Brasil, a competição começou em 2007.
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