NOTÍCIA ANTERIOR
Falha contra equipes pequenas complica o Corinthians
PRÓXIMA NOTÍCIA
Fifa irá transmitir 25 jogos da Copa em tecnologia 3D
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/04/2010 | Esportes
Brasil faz aposta rara na preparação para a Copa-2010
Só o resultado final da Copa de 2010 dirá se a forma como a seleção brasileira vai se preparar para o Mundial foi a ideal.

Mas uma coisa é certa: os planos da CBF e de Dunga são bem diferentes da forma como pensa a maioria esmagadora das outras 31 seleções que vão estar na África do Sul.

Não só por chegar à sede da Copa quase três semanas antes da estreia, enquanto praticamente todos os times vão adiar a viagem até o prazo-limite (cinco dias antes do primeiro jogo de cada um na competição). Mas também pela programação de treinos e amistosos.

Segundo o calendário oficial de amistosos da Fifa, onde só aparecem confrontos entre seleções nacionais, das 32 seleções classificadas para o Mundial, só duas, Brasil e Nigéria, ainda não têm amistosos confirmados para antes da Copa.

Segundo a assessoria da CBF, o próprio presidente da entidade, Ricardo Teixeira, é quem está negociando rivais para o time de Dunga, a ideia é fazer dois jogos antes da estreia, contra a Coreia do Norte, no dia 15 de junho, em Johannesburgo.

No ano passado, o treinador declarou que não interfere na escolha dos adversários de seu time em jogos preparatórios. Ele afirmou que essa responsabilidade é de Teixeira.

Como praticamente todos os participantes do Mundial já têm amistosos agendados para os primeiros dias de junho, o mais provável é que a seleção brasileira faça partidas preparatórias contra frágeis times nacionais africanos ou combinados regionais, como aconteceu antes da Copa da Alemanha, quatro anos atrás.

O time de Carlos Alberto Parreira fez amistosos contra o suíço Lucerna e contra a Nova Zelândia. Na Copa, foi eliminado nas quartas de final, pela França, com desempenho pífio.

A favor de Dunga, há o fato de o Brasil também ter feito amistosos contra rivais insignificantes antes da Copa do Mundo de 2002, quando o país faturou o pentacampeonato mundial.

Além de ainda não ter fechado seus amistosos preparatórios, Dunga e sua comissão técnica escolheram um início de preparação em que a prioridade serão as avaliações físicas.

O time vai começar sua preparação com uma semana de testes em Curitiba. No mesmo período, várias seleções de peso já estarão jogando, como a Argentina e a Holanda.

Mais radical será a Alemanha, que joga amistoso em 13 de maio, ou uma semana antes de os convocados de Dunga se apresentarem no Paraná, ficarão hospedados no centro de treinamento do Atlético-PR.

Por Paulo Cobos - Reportagem Local / Folha Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Esportes
21/09/2018 | Tite convoca Pablo, Walace e Malcom para duelos contra Arábia Saudita e Argentina
20/09/2018 | Real Madrid atropela a Roma por 3 a 0 e inicia bem a luta pelo tetracampeonato
18/09/2018 | Jogador de vôlei que jogou em Santo André é encontrado morto na Espanha
As mais lidas de Esportes
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.