NOTÍCIA ANTERIOR
Associação antipirataria trava guerra contra comunidade de 755 mil no Orkut
PRÓXIMA NOTÍCIA
Regina Casé mostra uso da internet na periferia
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/11/2008 | Informática
Brasil está no top 10 dos países atacados por criminosos virtuais
O Brasil ocupa o sexto lugar na lista de países com mais computadores comprometidos com softwares maliciosos, como programas espiões ou que abrem a porta a invasores. O dado consta do quinto "Relatório de Inteligência e Segurança" da Microsoft, divulgado na semana passada.

De acordo com o estudo, a grande maioria desses ataques é direcionada a vulnerabilidades no navegador e em outros aplicativos, não ao sistema operacional. No Brasil, de acordo com o gerente de segurança da empresa, Djalma Andrade, a maioria dos computadores afetados é de usuários domésticos.

"É preciso utilizar sempre software original e atualizado", diz Fabiano Tricarico, gerente de vendas para consumo da empresa de segurança Symantec.

Alguns programas fazem a atualização sozinhos, ou checam a existência de novas versões e avisam ao usuário. Outros demandam que o internauta procure por novas edições. Não raro, as diferenças entre as versões são invisíveis, mas podem significar a correção de uma vulnerabilidade conhecida não só pela empresa responsável como também pelos fraudadores.

Outro problema relacionado ao software pirata são os sites que os difundem, ou dão apoio à sua utilização.

"O garoto baixa um programa pirata e vai a sites de senhas para destravá-lo. Ele até consegue, mas essas páginas cada vez mais servem para espalhar ameaças", diz Eduardo Godinho, engenheiro de segurança da empresa Trend Micro.

Mas os aplicativos utilizados no PC são apenas um dos alvos dos criminosos. Cuidar da navegação também é importante.

A Trend Micro identificou 2.000 blogs, apenas em setembro, alterados por criminosos para inserir um malware no computador das vítimas.

Já a F-Secure detectou que um malware conhecido passou a focar sites de jogos, como pôquer, e a farta movimentação financeira em torno deles.

A Panda Security, também na semana passada, destacou a tendência de os criminosos se aproveitarem de redes sociais, como o Orkut, para tentar invadir os computadores.

Defesa

Como as ameaças são bastante presentes, é preciso sempre ter a defesa em dia. Além de manter softwares e sistema operacional, como o Windows, sempre atualizados, é preciso ter, ao menos, um antivírus e um firewall instalados.

O primeiro é responsável por impedir a entrada e caçar invasores na máquina. O segundo, por monitorar o tráfego de dados com a internet, proibindo acessos que não interessam ao internauta.

Os softwares não podem ser responsáveis, sozinhos, pela segurança da máquina. É importante a adoção de hábitos saudáveis de navegação para que eles sejam usados o menos possível.

Por Gustavo Villas Boas - Folha de Sâo Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.