NOTÍCIA ANTERIOR
Brasil deve ser eleito sede da Copa
PRÓXIMA NOTÍCIA
Estádios brasileiros não têm condições de receber jogos da Copa
DATA DA PUBLICAÇÃO 31/10/2007 | Esportes
Brasil é sede da Copa do Mundo de 2014
Foram mais de cinco décadas de espera, mas finalmente o Brasil, que é recordista de títulos de Copa do Mundo, vai sediar o evento mais importante do futebol. O presidente da Fifa (Federação Internacional de Futebol), Joseph Blatter, confirmou nesta terça-feira em Zurique, na Suíça, que o país abrigará a competição em 2014.

O dirigente ainda revelou que o Alemanha será a sede da Copa do Mundo feminina em 2011, aproveitando a infra-estrutura utilizada no Mundial disputado no ano passado.

Antes do anúncio, foi exibido um vídeo com imagens de todas as Copas do Mundo. Segundo Blatter, todos os membros do Comitê Executivo votaram a favor da candidatura do Brasil.

O presidente da Fifa revelou ainda que, apesar da candidatura única, a escolha do Brasil trouxe dificuldades para a entidade. "Foram os mesmos requisitos [de outras escolhas]. Colocamos em um nível mais elevado se tivesse dois candidatos. Tivemos um trabalho duro de inspeção", afirmou Blatter.

Segundo ele, o Brasil não somente receberá o evento, mas terá a responsabilidade de organizar. O presidente da Fifa ressaltou o bem que a Copa fará ao Brasil e depois encerrou com uma brincadeira. "Devemos parar com a invasão dos jogadores brasileiros em outros países".

Já o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o país saberá organizar o evento e destacou a população brasileira. "O tratamento que o povo dará, estejam certos que marcará as Copas do Mundo", garantiu.

Ele aproveitou o embalo das brincadeiras de Blatter. "Vamos realizar uma Copa do mundo para nenhum argentino colocar defeito. E vamos trabalhar para estar na final", disse olhando para Dunga, atual técnico da Seleção Brasileira.

O presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira, voltou afirmar sobre benefícios da Copa do Mundo no Brasil. Ele, qualificou a decisão de "grande alegria e conquista histórica para o país e o povo brasileiro". O dirigente também insistiu no "impacto, tanto social como econômico", já que "a Copa do Mundo deixará um legado permanente", sobretudo com melhorias nos setores do transporte, da saúde, dos esgotos e do tratamento das águas, assim como no âmbito da segurança.

Dunga, Romário e Paulo Coelho também comentaram e disseram que o país tem condições de abrigar o campeonato.

Regional - Agora a luta é das cidades brasileiras para receber o evento. São pelo menos 18 cidades que disputam as 12 sedes: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília são as únicas certezas até agora.

Melhorias - As receitas de bilheteria foram calculadas em US$ 390 milhões, com 3 milhões de ingressos vendidos.

Segundo a entidade, o Brasil deverá empreender esforços em matéria de alojamento. A Fifa ressaltou que apesar de o país contar com "uma incrível capacidade em matéria de infra-estrutura hoteleira, pelo menos quatro cidades terão grandes dificuldades na organização".

O relatório de inspeção também mencionou o problema da alta criminalidade no país, que assusta vários observadores estrangeiros. Segundo o grupo de inspeção, "a realidade não é tão terrível assim. Algumas das capitais brasileiras têm problemas sim, mas não é caso da maioria das cidades candidatas".

O relatório citou as promessas do governo brasileiro de investir 3,3 bilhões de dólares até 2012 numa campanha de segurança", e também destacou "a grande experiência do Brasil na organização de grandes eventos".

Por Diário Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Esportes
21/09/2018 | Tite convoca Pablo, Walace e Malcom para duelos contra Arábia Saudita e Argentina
20/09/2018 | Real Madrid atropela a Roma por 3 a 0 e inicia bem a luta pelo tetracampeonato
18/09/2018 | Jogador de vôlei que jogou em Santo André é encontrado morto na Espanha
As mais lidas de Esportes
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.