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DATA DA PUBLICAÇÃO 16/03/2012 | Geral
Bradesco lidera reclamações ao Procon
Bradesco lidera reclamações ao Procon Foto: nossajoinville.com.br
Foto: nossajoinville.com.br
Pesquisa relativa a 2011 foi divulgada nesta quinta-feira

O grupo Bradesco liderou o ranking das empresas mais reclamadas ao Procon-SP em 2011, seguido pela B2W - empresa responsável pelos sites de e-commerce Americanas.com, Submarino e Shoptime, Itaú Unibanco, LG e TIM. Em 2010, o Bradesco ocupou a 3ª posição entre as empresas mais reclamadas.

A lista, divulgada nesta quinta-feira (15/03), Dia do Consumidor, contém apenas reclamações fundamentadas, ou seja, demandas de consumidores que não foram solucionadas, sendo necessária a abertura de processo administrativo para serem trabalhadas pelo órgão junto aos fornecedores.

A divulgação do Cadastro Anual de Reclamações Fundamentadas atende o artigo 44, do Código de Defesa do Consumidor, que determina: "Os órgãos públicos de defesa do consumidor manterão cadastros atualizados de reclamações fundamentadas contra fornecedores de produtos e serviços, devendo divulgá-lo pública e anualmente. A divulgação indicará se a reclamação foi atendida ou não pelo fornecedor".

O Cadastro auxilia o consumidor antes de efetuar uma compra ou contratar um serviço, já que ele poderá pesquisar se a empresa a ser contratada para o serviço ou o estabelecimento em que ele efetuará a compra possui ou não reclamação registrada na Fundação de Proteção de Defesa Consumidor e se atende às demandas.

Setores - Em 2011 a área de produtos (móveis, eletrônicos e vestuário, dentre outros) foi a que registrou maior número de reclamações fundamentadas (37%); seguida por assuntos financeiros (bancos, seguradoras, financeiras) com 28% e serviços essenciais (telecomunicações e energia elétrica, saneamento básico, dentre outros), com 17%.

O destaque foram os atendimentos em relação às compras feitas pela internet, incluindo sites de compras coletivas. Em comparação a 2010, houve aumento de 86% das queixas, principalmente sobre a falta de entrega e defeitos nos produtos adquiridos.

Atendimentos - O total de atendimentos para consultas, orientações e queixas no ano passado pelo Procon-SP foi de 727.229, aumento de 15% em relação ao registrado em 2010. Deste total, apenas 33.401 (4,59%) transformaram-se em reclamações fundamentadas. Os atendimentos geraram 137.694 encaminhamentos da Carta de Informação Preliminar (CIP) ao fornecedor. Nesta fase preliminar 76% dos casos foram solucionados.

Ranking on-line - Além da divulgação do Cadastro de Reclamações Fundamentadas, o Procon-SP lançou o ranking on line das 30 empresas que mais geram queixas ao órgão. A lista, iniciada em 1º de janeiro de 2012 será atualizada diariamente e estará disponível no site www.procon.sp.gov.br, indicando também as irregularidades e o índice de solução dos fornecedores aos casos reclamados.

Confira a lista geral das 10 empresas mais reclamadas

BRADESCO - 1.723 reclamações
B2W (AMERICANAS.COM/SUBMARINO/SHOPTIME) - 1.574 reclamações
ITAÚ UNIBANCO - 1.383 reclamações
LG ELETRONICS - LG ELECTRONICS DA AMAZÔNIA LTDA - 1.164 reclamações
TIM - 937 reclamações
TELEFONICA - TELEFONICA BRASIL S/A - 835 reclamações
OI - 806 reclamações
ELETROPAULO METROPOLITANA - 801 reclamações
CARREFOUR - 746 reclamações
10º PANAMERICANO - 716 reclamações

Por ABCD Maior - Redação
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