DATA DA PUBLICAÇÃO 21/04/2012 | Economia
BNDES baixa para 5,5% ao ano os juros do Procaminhoneiro
Novas medidas facilitam compra de caminhões novos e usados
Financiar caminhões e equipamentos de transporte rodoviário de cargas está mais fácil no Brasil. Como parte do pacote de medidas anunciado pelo governo federal para o estímulo ao investimento econômico do país, o BNDES reduziu taxas e deixou de exigir valor de entrada para as aquisições.
O programa Procaminhoneiro agora conta com taxa de juros de 5,5% ao ano. Anteriormente, esse índice era de 7%. Outra mudança é o financiamento total (100%). Até então, o comprador precisava dar uma entrada de, no mínimo, 10% do valor.
Para o presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte), senador Clésio Andrade, as novidades são positivas para o setor, que se esforça para renovar a frota de caminhões. De acordo com dados da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), existem quase 1,7 milhão de caminhões registrados no país. A média de idade dos mais de 780 mil veículos de transportadores autônomos é de 19,1 anos, enquanto a dos caminhões de empresas (900 mil) é de 8,4 anos.
“A CNT defende uma política de governo para a renovação da frota, seja por razões econômicas, para tornar mais eficiente a atividade transportadora, seja por questões ambientais. Os novos caminhões com padrão Euro 5, obrigatórios desde este mês de abril, emitem muito menos poluentes”, conclui Andrade.
O prazo máximo de financiamento, pelo Procaminhoneiro, é de 96 meses. Os recursos do programa podem ser utilizados para financiar a aquisição não apenas de caminhões, como também chassis, caminhões-tratores, carretas, cavalos-mecânicos, reboques, semi-reboques e carrocerias para caminhões, novos ou usados, com idade de até 15 anos, de fabricação nacional.
O presidente da União Nacional dos Caminhoneiros (Unicam), José Araújo "China" da Silva, comemora as facilidades anunciadas. “A taxa de 5,5% é a ideal, agrada os bancos e também os caminhoneiros, que poderão comprar veículos novos e usados, melhorando o transporte feito atualmente no país. Isso, aliado ao fim da carte-frete, é o resultado vitorioso de uma luta que temos há anos em parceria com a CNT”, declara China.
Renda - O apoio financeiro do Procaminhoneiro está limitado a, no máximo, uma unidade de cada componente (cavalo-mecânico, chassis e carroceria) por transportador autônomo e a, no máximo, três unidades de cada componente (cavalo-mecânico, chassis e carroceria) por empresário individual ou microempresa.
Os benefícios podem ser aproveitados por pessoas físicas com renda anual igual ou inferior a R$ 2,4 milhões de reais; empresários individuais e microempresas, do segmento de transporte rodoviário de carga, com receita operacional bruta anual igual ou inferior a R$ 2,4 milhões ou, ainda, sociedades de arrendamento mercantil ou bancos com carteira de arrendamento mercantil.
PSI - O Programa de Sustentação do Investimento, que financia máquinas e equipamentos, foi prorrogado por mais um ano, até dezembro de 2013. Pelo programa, as taxas para compra de ônibus e caminhões também foram reduzidas, de 10% para 7,7%, e o prazo máximo de amortização foi estendido de 96 meses para 120 meses. O nível máximo de participação do BNDES foi elevado de 80% para 100% para micro e pequenas empresas e de 70% para 90% (grandes empresas).
Financiar caminhões e equipamentos de transporte rodoviário de cargas está mais fácil no Brasil. Como parte do pacote de medidas anunciado pelo governo federal para o estímulo ao investimento econômico do país, o BNDES reduziu taxas e deixou de exigir valor de entrada para as aquisições.
O programa Procaminhoneiro agora conta com taxa de juros de 5,5% ao ano. Anteriormente, esse índice era de 7%. Outra mudança é o financiamento total (100%). Até então, o comprador precisava dar uma entrada de, no mínimo, 10% do valor.
Para o presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte), senador Clésio Andrade, as novidades são positivas para o setor, que se esforça para renovar a frota de caminhões. De acordo com dados da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), existem quase 1,7 milhão de caminhões registrados no país. A média de idade dos mais de 780 mil veículos de transportadores autônomos é de 19,1 anos, enquanto a dos caminhões de empresas (900 mil) é de 8,4 anos.
“A CNT defende uma política de governo para a renovação da frota, seja por razões econômicas, para tornar mais eficiente a atividade transportadora, seja por questões ambientais. Os novos caminhões com padrão Euro 5, obrigatórios desde este mês de abril, emitem muito menos poluentes”, conclui Andrade.
O prazo máximo de financiamento, pelo Procaminhoneiro, é de 96 meses. Os recursos do programa podem ser utilizados para financiar a aquisição não apenas de caminhões, como também chassis, caminhões-tratores, carretas, cavalos-mecânicos, reboques, semi-reboques e carrocerias para caminhões, novos ou usados, com idade de até 15 anos, de fabricação nacional.
O presidente da União Nacional dos Caminhoneiros (Unicam), José Araújo "China" da Silva, comemora as facilidades anunciadas. “A taxa de 5,5% é a ideal, agrada os bancos e também os caminhoneiros, que poderão comprar veículos novos e usados, melhorando o transporte feito atualmente no país. Isso, aliado ao fim da carte-frete, é o resultado vitorioso de uma luta que temos há anos em parceria com a CNT”, declara China.
Renda - O apoio financeiro do Procaminhoneiro está limitado a, no máximo, uma unidade de cada componente (cavalo-mecânico, chassis e carroceria) por transportador autônomo e a, no máximo, três unidades de cada componente (cavalo-mecânico, chassis e carroceria) por empresário individual ou microempresa.
Os benefícios podem ser aproveitados por pessoas físicas com renda anual igual ou inferior a R$ 2,4 milhões de reais; empresários individuais e microempresas, do segmento de transporte rodoviário de carga, com receita operacional bruta anual igual ou inferior a R$ 2,4 milhões ou, ainda, sociedades de arrendamento mercantil ou bancos com carteira de arrendamento mercantil.
PSI - O Programa de Sustentação do Investimento, que financia máquinas e equipamentos, foi prorrogado por mais um ano, até dezembro de 2013. Pelo programa, as taxas para compra de ônibus e caminhões também foram reduzidas, de 10% para 7,7%, e o prazo máximo de amortização foi estendido de 96 meses para 120 meses. O nível máximo de participação do BNDES foi elevado de 80% para 100% para micro e pequenas empresas e de 70% para 90% (grandes empresas).
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