NOTÍCIA ANTERIOR
Honda Gold Wing faz 40 anos; Brasil não terá versão comemorativa
PRÓXIMA NOTÍCIA
GM lançará novo carro compacto para competir com Up!
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/09/2014 | Veículos
BMW lança seu 1º carro elétrico no Brasil a partir de R$ 225,9 mil
 BMW lança seu 1º carro elétrico no Brasil a partir de R$ 225,9 mil BMW i3 (Foto: Gustavo Petró/G1)
BMW i3 (Foto: Gustavo Petró/G1)
O chamado i3 tem motor de 170 cavalos e chega a 150 km/h, diz a marca.

Uma segunda configuração do carro oferecida custará R$ 235.950.


A BMW lança nesta quarta-feira (10), no Brasil, seu primeiro carro elétrico para produção em série. O preço divulgado pela montadora partirá de R$ 225.950. Uma segunda configuração oferecida custará R$ 235.950. O i3 -que leva o "i" da submarca exclusiva para elétricos da montadora alemã- é um compacto sem motor a combustão e, no exterior, rivaliza com o Nissan Leaf, entre outros modelos. No Brasil, a concorrência praticamente não existe: a venda de carros elétricos esbarra, entre outros aspectos, em altos impostos de importação e falta de estrutura.

Tanto que o i3 terá a venda limitada a algumas cidades, segundo a BMW. É mais um carro "de imagem" para a montadora, e não um modelo que causará impacto nas vendas - apesar de a marca dizer que o mercado brasileiro é o maior da América Latina para o i3.

Com motor de 170 cavalos, o hatch é voltado especialmente para centros urbanos. Ele foi visto pela primeira vez em julho passado, apresentado em eventos simultâneos em Nova York, Londres e Pequim. O modelo já é vendido na Europa e nos Estados Unidos, onde custa US$ 41.350 (cerca de R$ 95 mil na cotação da última terça).

Como funciona
O i3 é um carro que não possui motor a combustão. Por isso, esse tipo também é chamado de "zero emissão", porque não libera gases poluentes na atmosfera. Outra característica desses carros é serem silenciosos, pois não há o ruído no motor.

A energia que move o carro vem de uma bateria de íon-lítio que, para carregar completamente, precisa de 8 horas em uma tomada de 220 volts. A BMW vende, como acessório, um carregador rápido chamado Wallbox; há uma versão que leva 6 horas e outra de 3 horas.

O motor elétrico pesa 50 kg e desenvolve 125 kW de potência, equivalente a 170 cavalos, segundo a fabricante. O torque gerado, de 25,5 kgfm, leva o modelo a acelerar de 0 a 60 km/h em 3,7 segundos e de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos. A velocidade máxima é de 150 km/h.

Autonomia
De acordo com a BMW, a bateria do i3 permite que o carro rode de 130 km a 160 km antes da próxima recarga.

Um motor de dois cilindros e 650 cm³, movido a combustível, cuja função é apenas manter a energia das baterias, sera oferecido como opcional, ampliando a autonomia em 100 km.

As baterias de íon-lítio têm durabilidade de 100.000 km e garantia de 8 anos.

Carbono e alumínio
O compacto ecológico é construído sobre uma plataforma de fibra de carbono e alumínio, que o tornam mais leve. A BMW diz que a célula de passageiros, feita de plástico reforçado por fibra de carbono (CFRP) "anula" o peso extra da bateria.

"É a primeira vez que um carro é basicamente igual ao [conceito] que mostramos 2 anos atrás", diz em entrevista exclusiva ao G1 o diretor, Peter Schwarzenbauer, responsável pelo pós-venda da marca, no evento de lançamento em Nova York.

Além do i3, a BMW comercializa o "irmão maior" i8 na Europa e nos EUA.

Por Luciana de Oliveira - G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.