DATA DA PUBLICAÇÃO 10/09/2014 | Veículos
BMW lança seu 1º carro elétrico no Brasil a partir de R$ 225,9 mil
O chamado i3 tem motor de 170 cavalos e chega a 150 km/h, diz a marca.
Uma segunda configuração do carro oferecida custará R$ 235.950.
A BMW lança nesta quarta-feira (10), no Brasil, seu primeiro carro elétrico para produção em série. O preço divulgado pela montadora partirá de R$ 225.950. Uma segunda configuração oferecida custará R$ 235.950. O i3 -que leva o "i" da submarca exclusiva para elétricos da montadora alemã- é um compacto sem motor a combustão e, no exterior, rivaliza com o Nissan Leaf, entre outros modelos. No Brasil, a concorrência praticamente não existe: a venda de carros elétricos esbarra, entre outros aspectos, em altos impostos de importação e falta de estrutura.
Tanto que o i3 terá a venda limitada a algumas cidades, segundo a BMW. É mais um carro "de imagem" para a montadora, e não um modelo que causará impacto nas vendas - apesar de a marca dizer que o mercado brasileiro é o maior da América Latina para o i3.
Com motor de 170 cavalos, o hatch é voltado especialmente para centros urbanos. Ele foi visto pela primeira vez em julho passado, apresentado em eventos simultâneos em Nova York, Londres e Pequim. O modelo já é vendido na Europa e nos Estados Unidos, onde custa US$ 41.350 (cerca de R$ 95 mil na cotação da última terça).
Como funciona
O i3 é um carro que não possui motor a combustão. Por isso, esse tipo também é chamado de "zero emissão", porque não libera gases poluentes na atmosfera. Outra característica desses carros é serem silenciosos, pois não há o ruído no motor.
A energia que move o carro vem de uma bateria de íon-lítio que, para carregar completamente, precisa de 8 horas em uma tomada de 220 volts. A BMW vende, como acessório, um carregador rápido chamado Wallbox; há uma versão que leva 6 horas e outra de 3 horas.
O motor elétrico pesa 50 kg e desenvolve 125 kW de potência, equivalente a 170 cavalos, segundo a fabricante. O torque gerado, de 25,5 kgfm, leva o modelo a acelerar de 0 a 60 km/h em 3,7 segundos e de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos. A velocidade máxima é de 150 km/h.
Autonomia
De acordo com a BMW, a bateria do i3 permite que o carro rode de 130 km a 160 km antes da próxima recarga.
Um motor de dois cilindros e 650 cm³, movido a combustível, cuja função é apenas manter a energia das baterias, sera oferecido como opcional, ampliando a autonomia em 100 km.
As baterias de íon-lítio têm durabilidade de 100.000 km e garantia de 8 anos.
Carbono e alumínio
O compacto ecológico é construído sobre uma plataforma de fibra de carbono e alumínio, que o tornam mais leve. A BMW diz que a célula de passageiros, feita de plástico reforçado por fibra de carbono (CFRP) "anula" o peso extra da bateria.
"É a primeira vez que um carro é basicamente igual ao [conceito] que mostramos 2 anos atrás", diz em entrevista exclusiva ao G1 o diretor, Peter Schwarzenbauer, responsável pelo pós-venda da marca, no evento de lançamento em Nova York.
Além do i3, a BMW comercializa o "irmão maior" i8 na Europa e nos EUA.
Uma segunda configuração do carro oferecida custará R$ 235.950.
A BMW lança nesta quarta-feira (10), no Brasil, seu primeiro carro elétrico para produção em série. O preço divulgado pela montadora partirá de R$ 225.950. Uma segunda configuração oferecida custará R$ 235.950. O i3 -que leva o "i" da submarca exclusiva para elétricos da montadora alemã- é um compacto sem motor a combustão e, no exterior, rivaliza com o Nissan Leaf, entre outros modelos. No Brasil, a concorrência praticamente não existe: a venda de carros elétricos esbarra, entre outros aspectos, em altos impostos de importação e falta de estrutura.
Tanto que o i3 terá a venda limitada a algumas cidades, segundo a BMW. É mais um carro "de imagem" para a montadora, e não um modelo que causará impacto nas vendas - apesar de a marca dizer que o mercado brasileiro é o maior da América Latina para o i3.
Com motor de 170 cavalos, o hatch é voltado especialmente para centros urbanos. Ele foi visto pela primeira vez em julho passado, apresentado em eventos simultâneos em Nova York, Londres e Pequim. O modelo já é vendido na Europa e nos Estados Unidos, onde custa US$ 41.350 (cerca de R$ 95 mil na cotação da última terça).
Como funciona
O i3 é um carro que não possui motor a combustão. Por isso, esse tipo também é chamado de "zero emissão", porque não libera gases poluentes na atmosfera. Outra característica desses carros é serem silenciosos, pois não há o ruído no motor.
A energia que move o carro vem de uma bateria de íon-lítio que, para carregar completamente, precisa de 8 horas em uma tomada de 220 volts. A BMW vende, como acessório, um carregador rápido chamado Wallbox; há uma versão que leva 6 horas e outra de 3 horas.
O motor elétrico pesa 50 kg e desenvolve 125 kW de potência, equivalente a 170 cavalos, segundo a fabricante. O torque gerado, de 25,5 kgfm, leva o modelo a acelerar de 0 a 60 km/h em 3,7 segundos e de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos. A velocidade máxima é de 150 km/h.
Autonomia
De acordo com a BMW, a bateria do i3 permite que o carro rode de 130 km a 160 km antes da próxima recarga.
Um motor de dois cilindros e 650 cm³, movido a combustível, cuja função é apenas manter a energia das baterias, sera oferecido como opcional, ampliando a autonomia em 100 km.
As baterias de íon-lítio têm durabilidade de 100.000 km e garantia de 8 anos.
Carbono e alumínio
O compacto ecológico é construído sobre uma plataforma de fibra de carbono e alumínio, que o tornam mais leve. A BMW diz que a célula de passageiros, feita de plástico reforçado por fibra de carbono (CFRP) "anula" o peso extra da bateria.
"É a primeira vez que um carro é basicamente igual ao [conceito] que mostramos 2 anos atrás", diz em entrevista exclusiva ao G1 o diretor, Peter Schwarzenbauer, responsável pelo pós-venda da marca, no evento de lançamento em Nova York.
Além do i3, a BMW comercializa o "irmão maior" i8 na Europa e nos EUA.
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