NOTÍCIA ANTERIOR
Chrysler apresentará documentos para IPO esta semana, diz presidente
PRÓXIMA NOTÍCIA
Volks deve anunciar até a próxima semana produção do novo Golf no PR
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/09/2013 | Veículos
BMW i3 lidera avanço dos elétricos e híbridos no Salão de Frankfurt
 BMW i3 lidera avanço dos elétricos e híbridos no Salão de Frankfurt Volkswagen Up! elétrico (Foto: Michael Probst/AP)
Volkswagen Up! elétrico (Foto: Michael Probst/AP)
Nem só os compactos ficaram 'verdes': marca também tem o i8, de 367 cv.

Porsche estreou o híbrido 918 Spyder, com 887 cv.


Além da ascensão dos crossovers, o Salão de Frankfurt também marca o lançamento oficial de importantes modelos elétricos e híbridos, aqueles que combinam motor elétrico e a combustão.

O "líder" do movimento é o compacto i3, primeiro elétrico de série da BMW e primeiro modelo da marca exclusivamente concebido para ser movido com essa fonte de energia.

Previsto para começar a ser vendido na Europa no final do ano, o compacto tem chances de chegar ao Brasil já no final de 2014, conforme a BMW informou em julho passado.

Numa breve "carona" no i3, foi possível notar que há soluções alternativas de espaço interno – como o painel “suspenso”, que mantém um vão livre entre as pernas dos ocupantes da frente – interior nada convencional, com o painel de instrumentos dominando a porção central, e extremo silêncio.

O único ponto polêmico é a porta traseira do tipo suicida, que só pode ser aberta quando a do passageiro da frente também se abre.

'Verdes' e superpotentes
A marca também destacou o i8, híbrido de potência combinada de 367 cavalos e 44,2 kgfm de torque. Segundo a BMW, o cupê alia esportividade a baixo consumo: 0 a 100 km/h em apenas 4,4 segundos e média de até 39 km/l.

Até o grandalhão X5 quer ser menos "beberrão": com o conceito eDrive promete consumo médio de 26,3 km/l.

Outro esportivo de Frankfurt que consegue ser compatível com o meio ambiente é o 918 Spyder. Com incríveis 887 cv e 93,5 kgfm de torque, o modelo mais moderno produzido pela Porsche (segundo ela própria) é capaz de alcançar os 100 km/h em apenas 2,8 segundos, e ao mesmo tempo registrar um consumo de 33 km/l.

Anfitriãs ligadas na tomada
A BMW não foi a única anfitriã a mostrar carros elétricos ou híbridos. Ao lado do GLA, uma das principais estrelas do salão e da Mercedes, o Classe B Electric Drive e o S500 Plug-In Hybrid chamavam atenção por suas propostas ambientalmente elogiáveis.

Desenvolvido em parceria com a norte-americana Tesla, o monovolume estreia primeiro nos EUA, no próximo mês, prometendo autonomia de 200 km e "preço competitivo", como definiu Thomas Weber, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da marca.

Já o sedã S500 traz motor 3.0 V6 turbo e um propulsor elétrico para alcançar a média de 33 km/l e ser uma das referências em luxo e economia.

A Audi fez a estreia oficial o A3 e-tron, híbrido do tipo plug-in (que pode ser carregado em tomada comum) que poderá ser encomendado a partir do 1º semestre do ano que vem, na Europa. Dados da fabricante apontam consumo de até 66 km/l e autonomia do motor elétrico de até 50 km. Preço: 37 mil euros.

Se a Audi tem o A3 e-tron, a Volks "rebate" a colega com o e-Golf, baseado na mesma plataforma. Mas o modelo "verde" mais acessível da marca, no entanto, é o e-Up: por 26,9 mil euros, já à venda na Europa.

Por Rodrigo Mora - G1, em Frankfurt (Alemanha) - O jornalista viajou a convite da Anfavea
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.