NOTÍCIA ANTERIOR
ALLIS seleciona 540 temporários para o varejo no Dia das Mães
PRÓXIMA NOTÍCIA
Indústria perde 10.753 vagas na região
DATA DA PUBLICAÇÃO 04/05/2009 | Economia
Bloqueio a telemarketing tem 210 mil inscrições
O cadastro para Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing, administrado pela Fundação Procon-SP, atingiu a marca de 210 mil pessoas cadastradas.

O sistema de bloqueio entrou em vigor no site do Procon (www.procon.sp.gov.br) no final de março e visa coibir que as empresas de telemarketing acionem consumidores que não querem receber esse tipo de ligação.

O número de linhas telefônicas superou 340 mil, média de 1,72 linhas por pessoa. Para Carlos Coscarelli, assessor chefe da Fundação Procon-SP, a procura pelo bloqueio é bastante significativa. "É um número muito bom, significativo, apesar de que de acordo com pesquisas e reclamações a expectativa pelo cadastro era muito grande. Recebemos cerca de dois mil cadastros por"afirmou Coscarelli.

Desde 1º de maio, as linhas cadastradas deixaram de receber as ligações de telemarketing e o assessor chefe do Procon espera que após esta data, a procura volte ao nível da primeira semana. "A tendência é crescer ainda mais após o início dos bloqueios, as pessoas vão ver que o cadastro realmente", explicou Coscarelli, que ressaltou o fato de cerca de 1,2 mil empresas também realizarem o cadastro.

"Este número mostra que as empresas estão dispostas a respeitar a lei. A lei pode ser encarada como o inicio de uma nova postura das empresas", ressaltou.

Contrapartida - Roberto Meir, presidente da Abrarec (Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente), critica a Lei Estadual 13.226/08, que autorizou o início do cadastro. "Essa é uma das mais estúpidas leis criadas nos últimos anos. Não houve diálogo nenhum. Ela tornou muito mais difícil o diálogo entre empresa e consumidor. O cadastro é mal feito, pois uma vez que a linha é cadastrada, é bloqueada qualquer ligação de telemarketing, mesmo aquelas que o consumidor gostaria de receber, tanto que sei que alguns fizeram o cadastro e voltaram a trás", afirmou Meir.

O presidente da Abrarec também acredita que o setor começará a ter as primeiras demissões a partir do mês de maio. "A partir de maio devemos ter 15 mil desempregados no setor de telemarketing. Outro cenário negativo seria a saída das empresas do Estado de São Paulo, com destino a outros estados, que já demonstraram interesse em receber as empresas, como Rio de Janeiro e Minas Gerais", concluiu.

Como fazer - O consumidor pode cadastrar números que estejam registrados em seu nome. O cadastro é gratuito na página do Procon na internet. O bloqueio começa 30 dias depois da solicitação do dono do telefone.

As empresas que ligarem para as linhas bloqueadas serão multadas. A norma vale também para as centrais de outros estados que ligarem para os telefones de São Paulo. (Colaborou Michele Loureiro)

Por Lucas Tieppo - Especial para o Diário
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.