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DATA DA PUBLICAÇÃO 04/07/2010 | Tecnologia
Blizzard tenta mudar mercado brasileiro com game barato
Os fãs brasileiros dos games da empresa aguardaram anos por esse dia. Finalmente a Blizzard, uma das produtoras de games mais importantes e influentes do mundo, chegou oficialmente ao Brasil. Na quarta-feira (30), a empresa realizou um evento na cidade de São Paulo para apresentar seus planos para o território nacional e, principalmente, anunciar o lançamento do seu principal título para 2010, “Starcraft II: wings of liberty”.

O título para PC e Mac é uma sequêcia de “Starcraft”, game de estratégia em tempo real, lançado em 1998, e chega ao país fazendo barulho. O game custará R$ 50, muito abaixo da média dos jogos vendidos por aqui, que é de R$ 120. “Adoramos a oportunidade que temos aqui. Sabemos que o Brasil em breve será o terceiro mercado que mais vende PCs no mundo”, afirma Steve Huot, diretor de operações da Blizzard para a América Latina, em entrevista ao G1. Queremos colocar o Brasil no mapa da Blizzard, tomando conta da comunidade que construímos com nossos jogos e nossos jogadores. Queremos que todos possam ter acesso aos nossos títulos”.

E a Blizzard, dona do fenômeno “World of warcraft”, o mais popular RPG on-line massivo (MMO), jogo que tem uma população de mais de 12 milhões de jogadores, não quer brincar no Brasil. Além do preço de “Starcraft II”, ela traz o jogo totalmente adaptado e traduzido para o português. Inclusive cenas entre as fases, geradas por computador, apresentam textos na nossa língua. Dentro do jogo, os menus, os comandos e os diálogos entre os personagens estão em português. O manual do game e o suporte ao jogador será adaptado para o Brasil.

“A Blizzard se preocupa em lançar jogos para os mercados locais”, afirma Huot. “Foram-se os dias em que lançávamos um jogo em inglês que, se vendesse bem, nós traduzíamos para outra língua”. Ele complementa, dizendo que “Starcraft II” foi pensado na língua portuguesa desde o início do seu desenvolvimento.

No pacote de “Starcraft II” para o Brasil, os jogadores terão acesso aos modos para um jogador e on-line por seis meses. De acordo com a Blizzard, após este período, será preciso assinar uma mensalidade por meio da rede Battle.Net, proprietária da produtora. Ela venderá pacotes de 30 e de 60 dias. Os valores do plano não foram anunciados por Huot, que disse, no entanto, que terão a possibilidade de pagar por meio de cartão de crédito ou por meio de boleto bancário.

Outra novidade, algo raro no Brasil, é o lançamento simultâneo do game com os Estados Unidos. Por aqui, o jogo chega no dia 27 de julho.

Equipe brasileira
No comando da Blizzard no Brasil está Ivan Kako. Ele trabalhou como gerente de marketing da Electronic Arts no país e agora é gerente regional de desenvolvimento da dona de “Warcracft”. A equipe também terá um gerente que cuidará da comunidade brasileira de jogadores, cargo de Washington Adrade.

Por Gustavo Petró - G1, em São Paulo
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