NOTÍCIA ANTERIOR
Trem pega fogo e mata pelo menos 35 pessoas na Índia
PRÓXIMA NOTÍCIA
Índia restabelece energia após apagão que atingiu 700 mi de pessoas
DATA DA PUBLICAÇÃO 31/07/2012 | Internacional
Blecaute afeta metade da população da Índia
Doze estados foram afetados pela queda de energia.
Trens ficaram parados em Calcutá e Nova Déli.


A rede elétrica do norte da Índia, que atende a cerca de 300 milhões de pessoas, deixou de funcionar nesta terça-feira (31) pelo segundo dia consecutivo, arrastando também a rede oriental, informaram autoridades locais.

Mais da metade da população de 1,2 bilhão de pessoas foi afetada, em 12 estados, gerando um constrangimento para o governo em um momento em que ele luta para reanimar o crescimento econômico.

"Estamos ocupados agora tentando recuperar estas linhas... Tanto a rede norte como a rede oriental entraram em colapso. Por favor, nos permitam atender a este problema", disse à France Presse o administrador geral da rede norte, V.K. Agrawal.

Trens ficaram parados em Calcutá e Nova Déli, e milhares de pessoas saíam dos abafados metrôs da capital quando o moderno sistema subterrâneo parou de funcionar na hora do almoço. Prédios comerciais mudaram seus geradores para combustível diesel e o tráfego nas rodovias ficou congestionado.

"Teremos que esperar por uma hora ou uma hora e meia, mas até lá estamos tentando restaurar o metrô, a ferrovia e outros serviços essenciais", afirmou o ministro de Energia, Sushilkumar Shinde, a repórteres.

Mais de 12 Estados com uma população total de 670 milhões de pessoas ficaram sem energia, com a iluminação cortada mesmo nos principais hospitais em Calcutá.

Shinde culpou alguns Estados pelo colapso no sistema que estavam usando mais do que a sua parte de eletricidade da já sobrecarregada rede elétrica.

A terceira maior economia da Ásia sofre com uma insuficiência energética de 10% nos horários de pico, pesando sobre o crescimento econômico.
As redes de energia do sul e oeste do país forneciam energia para ajudar a restaurar os serviços, informou as autoridades.

O problema foi agravado por uma fraca temporada de monções nos Estados agricultores, como o cinturão de trigo de Punjab e Uttar Pradesh, nas planícies do Ganges, que tem uma população maior que o Brasil
Com menos chuvas para irrigar as plantações, mais fazendeiros recorrem a bombas elétricas para retirar água de poços.

Por G1, com agências internacionais
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7729 dias no ar.