NOTÍCIA ANTERIOR
Região envia duas carretas de doação para vítimas do Sul
PRÓXIMA NOTÍCIA
Cidade da Criança será inaugurada incompleta
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/11/2008 | Setecidades
Bisavô presta vestibular na Fundação
Computador, internet e faculdade não são coisas só para jovens. Que o diga o aposentado Carlos Gonçalves, 84 anos, de Santo André, que concorrerá a uma vaga do curso de Licenciatura em Computação no vestibular de hoje do Centro Universitário Fundação Santo André.

Com 11 netos e um bisneto, não é só na idade que o ‘vovô-vestibulando'' é diferente daqueles que estão às portas da faculdade. Gonçalves só pôde completar o segundo grau (hoje, Ensino Fundamental 2) graças a um curso supletivo, na década de 1980.

Cursinho não faz parte do vocabulário desse vestibulando, longe 37 anos das salas de aula. Gonçalves pode dizer de boca cheia que é autodidata.

"Tenho livros, enciclopédias e assim estudei sozinho", conta. "O jornal também me ajuda muito, a gente aprende muita coisa lendo as notícias."

Quando tentou pela primeira vez conseguir uma cadeira na universidade, Gonçalves não era mais nenhum mocinho. Tinha 59 anos quando prestou prova para a Faculdade de Direito de São Bernardo. Mas o sonho do primeiro vestibular acabou não vingando.

Agora, em tempos digitais, Gonçalves acredita que é hora de embrenhar-se no mundo dos bytes e softwares. "Tenho banda larga em casa, uso muito o computador para falar com meus parentes que moram no Exterior", justifica ele sobre a escolha do curso.

Metade dos quatro filhos de Gonçalves mora nos Estados Unidos com parte de seus netos. Um primo de sua mulher é comandante de vôo na China.

"Já contei para toda a família (sobre o vestibular) e disseram estar muito contentes e esperando que dê tudo certo", diz.

Corretor de imóveis por mais de 30 anos, Gonçalves sempre teve uma queda pelos estudos e conhecimentos gerais. "Aos 15 anos fiz um curso de prótese dentária porque meu pai era dentista e há algum tempo vinha estudando inglês."

Os cerca de 60 anos que o separam de seus possíveis colegas de classe não assustam o futuro universitário. "Será muito interessante essa mistura, essa convivência", afirma.

Depois de passar na prova, Gonçalves promete ainda lutar por uma bolsa de estudos na faculdade.

Se tudo caminhar bem, ele terminará o curso em três anos e pegará o diploma com 87 de idade. Daí em diante, diz que passará para frente tudo aquilo que aprendeu, mas não no mercado de trabalho, como boa parte dos colegas deverá fazer.

"Não dá mais (para trabalhar), a idade da gente já não está para isso, mas se for preciso, posso até ensinar o que aprendi."

Vestibular - O vestibular 2009 do Centro Universitário Fundação Santo André é hoje, das 9h às 13h.

Os candidatos devem apresentar o RG original ou outro documento comprobatório de identidade com foto e também comprovante de nota do Enem para quem prestou o exame.

A lista de aprovados será divulgada no dia 8 de dezembro no www.fsa.br e no Campus do Centro Universitário, no Teatro Nelson Zanotti, no prédio do colégio.

Por Isis Mastromano Correia - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7680 dias no ar.