NOTÍCIA ANTERIOR
Poupatempo pode ser entregue antes do prazo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Desabamento prende operários em mina de Honduras
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/07/2014 | Política
Billings irá abastecer Capital mesmo sem ampliar captação
Billings irá abastecer Capital mesmo sem ampliar captação Billings passará a abastecer sistema Rio Claro, que já está mandando água para o Alto Tietê; crise de abastecimento se agrava. Foto: Rodrigo Pinto
Billings passará a abastecer sistema Rio Claro, que já está mandando água para o Alto Tietê; crise de abastecimento se agrava. Foto: Rodrigo Pinto
Governador resolve antecipar repasse para julho; aumento na captação está previsto para setembro

Diante do agravamento da crise de abastecimento de água que atinge o Estado de São Paulo, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) resolveu antecipar para julho a retirada de água da represa Billings (Rio Grande) para abastecer o sistema Rio Claro. Ambos os complexos atendem às cidades do ABCD. A água da Billings será utilizada para abastecer 150 mil moradores da região de Sapopemba, na Capital. Entretanto, a captação de água da Billings só será ampliada em setembro; ou seja: a Região poderá ter mais problemas de abastecimento.

A princípio, o planejamento da Sabesp previa que a Billings passaria a distribuir água para Sapopemba em setembro, quando as obras para ampliar a captação de água da represa, que passará de 5 mil metros cúbicos por segundo para 5,5 mil metros por segundo, estariam concluídas. A quantidade produzida a mais, ou seja, 500 metros cúbicos de água por segundo, passaria então a abastecer parte da Capital. Em nota, a Sabesp explica que a água derivada da Billings cobriria o repasse realizado pelo sistema Rio Claro ao Alto Tietê, que nesta quarta-feira (02/07) atingiu 25,5% da capacidade total, criando uma espécie de “efeito dominó”.

O rearranjo na distribuição de água no Estado pretende suprir a seca no maior complexo de abastecimento de São Paulo, o Cantareira, que chegou a 20,2% da capacidade, boa parte do chamado “volume morto”.

No entanto, a migração de água já começa a gerar novos problemas, secando reservatórios, como é o caso do Alto Tietê. Mesmo antes da transferência de água da Billings, a represa foi de 96% para 91,4% da capacidade total em apenas quatro meses.

ABCD prejudicado - Como apontou reportagem do ABCD MAIOR no mês passado, a Sabesp já procurou o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para acordar a redução do envio do volume de água do sistema Rio Claro para abastecimento do município, passando de 2,4 metros cúbicos por segundo para 2,2 metros. Atualmente, 70% da água de Santo André vêm do Rio Claro. Em nota, o Semasa informou que a operação é executada e de responsabilidade da companhia estadual. A autarquia espera que a cidade não seja prejudicada.

Por Karen Marchetti - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.