NOTÍCIA ANTERIOR
Desfile ambiental marca os 56 anos de Ribeirão Pires
PRÓXIMA NOTÍCIA
Consórcio quer saber o impacto do Rodoanel Sul
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/03/2010 | Setecidades
Billings faz aniversário e Grande ABC prepara ''festa''
O próximo sábado (27) marcará o aniversário de 85 anos da Represa Billings, uma das mais importantes do Estado, e que está inserida em várias cidades do ABC. Para celebrar a data e também a Semana Mundial da Água, os municípios de São Bernardo, Santo André e São Caetano prepararam uma série de atividades para mostrar a importância da reserva de água doce na região e incentivar o uso consciente do meio ambiente.

São Bernardo iniciou o ciclo de ações ontem (22), Dia Mundial da Água, com uma palestra do historiador Ademir Médici sobre os rios que banham o Grande ABC. A programação inclui ainda, a partir de hoje (23), debates sobre a valorização dos serviços ambientais na Bacia Billings. O encontro acontece no Salão Nobre do Paço Municipal de São Bernardo (Praça Samuel Sabatini, 50, Centro) e terá palestras dos professores e doutores Waverli Nauberger e Vicente Manzione Filho.

Na quarta-feira (24) ocorrerá o II Encontro sobre Qualidade da Água para Consumo Humano – Água Legal. O evento começa a partir das 9h, na Cidade dos Direitos da Criança e do Adolescente, no Bairro Assunção. Outras ações estão marcadas para o Bairro Alvarenga e também para o Jardim Canaã.

O secretário de Gestão Ambiental de São Bernardo, Giba Marson, disse que é necessário fazer uma reflexão sobre o uso de água potável e também destacou a Lei Específica da Billings, sacramentada em janeiro deste ano. “Com a lei, ficou claro que a função principal da Represa Billings, além de gerar energia, é produzir água para a população de hoje e também do futuro”, comentou Marson.

A legislação atual permite a regularização de lotes até 125 m² situados às margens da represa, além de uma série de melhorias de infraestrutura, como oferta de saneamento básico à população do local.

Em Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) desenvolveu uma extensa programação voltada ao tema. Entre amanhã e quinta-feira (25), haverá várias palestras e debates sobre o uso consciente da água na região no auditório do Centro de Referência em Saneamento Ambiental (Rua José Caballero, 143, Centro).

A autarquia municipal ressaltou também a construção de uma Estação de Tratamento de Esgotos, que demandará investimento de R$ 20 milhões. A intenção do órgão municipal é gerir a própria água de reúso no Braço Rio Grande da Represa Billings, para incentivar a redução do consumo desenfreado da água da represa entre a população residente no local.

Em São Caetano, o foco das atividades em celebração à Semana Mundial da Água também será a conscientização ambiental. As ações estão programadas para toda a semana no Parque Botânico e Escola Municipal de Ecologia Jânio Quadros (Rua da Paz, 10, Bairro Mauá). As atrações seguirão até sexta-feira (26).

Por Raphael Rocha - Estação Notícia
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6407 dias no ar.