NOTÍCIA ANTERIOR
Passageiros sofrem para voltar para casa
PRÓXIMA NOTÍCIA
Feiras buscam lar para animais em três cidades nesta semana
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/06/2014 | Setecidades
Billings abastece mais 105 mil em Santo André
Billings abastece mais 105 mil em Santo André Foto: Orlando Filho/DGABC
Foto: Orlando Filho/DGABC
A partir de sexta-feira, mais 105,5 mil moradores do setor Vila Vitória de Santo André, ou 28% do total da cidade, serão abastecidos pelo Sistema Rio Grande, braço produtor de água da Represa Billings. Conforme o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a decisão é da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e visa liberar mais água do Sistema Rio Claro, que anteriormente abastecia esta porção da cidade, para atender os moradores da Capital prejudicados pela seca no Cantareira.

O Rio Grande está atualmente com 93,3% da capacidade e já abastecia 20% do município. Por sua vez, o Rio Claro, com 102,2% do volume máximo, passará a fornecer água para 66% dos domicílios. O Sistema Cantareira registrava ontem 21,7% da capacidade, incluindo aí o chamado volume morto, utilizado desde o dia 15 de maio.

Atualmente são captados e tratados no braço Rio Grande da Billings 5.000 litros de água por segundo, consumidos por 1,2 milhão de pessoas em Diadema, São Bernardo e Santo André.

Por meio de nota, a Sabesp informou que não haverá nenhuma alteração de relação com o Semasa e que continuará entregando a mesma quantidade de água nos reservatórios da cidade. Ainda conforme a companhia, não deverá haver nenhuma alteração na qualidade da água, mas o Semasa alerta que os moradores do setor podem sentir diferenças no odor e cor da água, o que não interfere na potabilidade.

O setor abastecido pelo Reservatório Vila Vitória compreende os bairros Vila Vitória, Vila Marina, Vila Junqueira, Jardim Aclimação, Jardim Santa Cristina, Las Vegas, Jardim Alvorada, Sítio dos Vianas, Jardim Irene, Vila Pires, Vila Luzita, Vila Marina e Jardim Primavera.

Para setembro, a Sabesp prevê concluir obras de ampliação da capacidade produtora de água no Sistema Rio Grande a fim de abastecer em torno de 200 mil moradores da Capital atendidos pelo Cantareira. Com as obras de expansão, será possível contar com mais 500 litros por segundo na produção, suficientes para abastecer bairros que fazem divisa com a região, como Vila Alpina, Vila Prudente, Ipiranga e Sacomã. (colaborou Fábio Munhoz)

Por Camila Galvez - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.