DATA DA PUBLICAÇÃO 14/05/2009 | Geral
Bilhete integrado de SP terá licitação de R$ 510 milhões
O BIM (Bilhete Integrado Metropolitano) de São Paulo começa a sair do papel e vai permitir que o passageiro de 39 cidades da região metropolitana (incluindo a Capital) se desloque por um tempo determinado usando todos os meios de transportes participantes. Resumindo: trata-se da expansão do bilhete único que já existe na Capital para os demais municípios. A empresa ou o consórcio - brasileiro ou internacional - que vencer a concorrência do BIM terá de pagar indenização de R$ 200 milhões à Prefeitura pelos investimentos já realizados na implementação do Bilhete Único Eletrônico na Capital, desde maio de 2004, além de arcar com R$ 310 milhões para instalar o esquema.
O vencedor terá de gerenciar o sistema de arrecadação da Linha 4-Amarela do Metrô até o início da operação comercial, prevista para até o início de 2010, além de assumir integralmente os sistemas de arrecadação da Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo), da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e SPTrans (São Paulo Transporte), que administra os ônibus na Capital. De hoje até 15 de junho, a minuta da concorrência estará à disposição dos interessados em participar da disputa. Já a instalação do sistema único de arrecadação centralizada, modernizado e incluindo os serviços prestados aos usuários ocorrerá até 24 meses depois da assinatura do contrato.
A concessão será feita por meio de PPP (Parceria Público-Privada), por 30 anos, com contrato reajustado anualmente pelo IPC-Fipe. Vencerá aquele que oferecer o menor valor da contraprestação a ser paga pela administração pública, nesse caso o governo estadual e a Prefeitura. Também participará do contrato a ViaQuatro, empresa que vai operar a futura Linha 4 do Metrô. Está prevista ainda a participação de futuras operadoras, gestoras de serviços de transportes de outros municípios da Região Metropolitana de São Paulo, que poderão aderir ao sistema BIM.
O vencedor terá de gerenciar o sistema de arrecadação da Linha 4-Amarela do Metrô até o início da operação comercial, prevista para até o início de 2010, além de assumir integralmente os sistemas de arrecadação da Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo), da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e SPTrans (São Paulo Transporte), que administra os ônibus na Capital. De hoje até 15 de junho, a minuta da concorrência estará à disposição dos interessados em participar da disputa. Já a instalação do sistema único de arrecadação centralizada, modernizado e incluindo os serviços prestados aos usuários ocorrerá até 24 meses depois da assinatura do contrato.
A concessão será feita por meio de PPP (Parceria Público-Privada), por 30 anos, com contrato reajustado anualmente pelo IPC-Fipe. Vencerá aquele que oferecer o menor valor da contraprestação a ser paga pela administração pública, nesse caso o governo estadual e a Prefeitura. Também participará do contrato a ViaQuatro, empresa que vai operar a futura Linha 4 do Metrô. Está prevista ainda a participação de futuras operadoras, gestoras de serviços de transportes de outros municípios da Região Metropolitana de São Paulo, que poderão aderir ao sistema BIM.
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