NOTÍCIA ANTERIOR
Vestibulandos ganham palestras sobre literatura
PRÓXIMA NOTÍCIA
Cacilda Becker recebe show cover de Elvis Presley
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/08/2008 | Cultura
Bienal do Livro começa hoje e espera 800 mil visitantes
Cerca de 800 mil pessoas são esperadas para a 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que começa nesta quinta-feira, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Até o dia 24, os amantes da leitura - ou mesmo quem está começando a se aventurar pelo universo literário - poderão conferir as últimas novidades do mercado, que nesta edição totalizarão 4,1 mil lançamentos.

Realizado pela CBL (Câmara Brasileira do Livro), o evento terá mais de 2,2 milhões de livros à venda, sendo que 210 mil títulos diferentes serão expostos no local. Além disso, mais de 900 selos editoriais serão representados.

A Bienal alcança sua 22ª edição totalmente voltada para a história, com destaque para os 200 anos desde que a família real portuguesa desembarcou no Brasil. A chegada, que marcou a criação da indústria de livros no país, além de ter sido o primeiro passo para a formação da Biblioteca Nacional, será lembrada em lançamentos de várias editoras.

Os 100 anos de Machado de Assis também serão recordados, com os lançamentos de textos raros, reedições de seus clássicos, ensaios sobre sua obra, versões em audiolivros e adaptações para os quadrinhos.

A edição dará destaque ainda para o centenário da imigração japonesa no Brasil, contando, inclusive, com um mega-origami de 57 centímetros. As editoras programaram também atividades nos estandes, como aulas de ikebanas e pipas.

Além do mega-origami, a Bienal contará com outras peculiaridades, como o maior caça-palavras do mundo, registrado no Guinness Book, com 18 mil letras, e o maior livro do mundo - uma edição especial de "O Pequeno Príncipe", com 2 metros de altura por 3 metros de largura.

Público infantil - Do total de visitantes esperados, 180 mil devem ser crianças e adolescentes. Para agradar ao público mais jovem, foram criados espaços como "Ler é Minha Praia", que promete atividades lúdicas para desenvolver o gosto pela leitura. Já os lançamentos para a garotada incluem novidades como a "Turma da Mônica Jovem", que traz os personagens dos quadrinhos criados por Maurício de Souza na adolescência.

Escritores - Outro grande atrativo da Bienal, as sessões de autógrafos dos autores poderão totalizar 822 nesta edição. Foram convidados 50 escritores estrangeiros, de 14 países, e 220 nacionais.

Já o Salão de Idéias reunirá nomes da literatura, do jornalismo, das artes e da crítica literária para conversar com o público. A programação de dias e horários pode ser conferida no site www.bienaldolivrosp.com.br.

Serviço - 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo - De 14 a 24 de agosto, das 10h às 22h
Pavilhão de Exposições do Anhembi (av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana, São Paulo)
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (estudantes e aposentados). Crianças até 12 anos, maiores de 65 anos, pessoas com deficiência, professores, autores e profissionais do livro não pagam;
O evento oferece ônibus gratuito a partir da Estação Tietê do Metrô, diariamente, das 8h30 às 22h30.

Por Carla Navarrete - Diário Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Cultura
25/09/2018 | Encontro com o passado
21/09/2018 | ''Sou muito feminino, isso é uma grande qualidade'', diz Chay Suede a Pedro Bial
20/09/2018 | Avril Lavigne lança Head Above Water, música sobre a doença a qual sofre
As mais lidas de Cultura
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.