NOTÍCIA ANTERIOR
CLC 200 K agora entre nós
PRÓXIMA NOTÍCIA
Porsche 917 completa 40 anos
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/03/2009 | Veículos
Bico injetor e ecologia lado a lado
As pesquisas e projetos para o desenvolvimento de veículos cada vez menos poluentes e mais econômicos são constantes. Profissionais altamente capacitados não param de quebrar a cabeça em busca de novas tecnologias que ofereçam ao consumidor produtos ecologicamente corretos.

A Magneti Marelli - empresa fundada na Itália em 1919 e que atua no Brasil desde 1978 - lançou na sua unidade em Hortolândia (SP) o bico injetor Pico Eco, que promete, entre outras coisas, uma redução de até 20% das emissões de gases poluentes dos motores bicombustíveis - enquadrando a maioria dos veículos flexíveis dentro da fase L5 do Proconve (Programa de Controle Veicular), que estará em vigor a partir de 2010.

O bico injetor, antes de tudo, é o responsável por - como o próprio nome diz - injetar o combustível na câmara de combustão para a sua queima. De acordo com Gino Montanari, diretor técnico da Magneti Marelli, além de diminuir as emissões, o Pico Eco reduz também o consumo de álcool e de gasolina em até 3%.

A simplicidade é outra característica deste novo bico injetor. A peça é constituída por somente 11 componentes, três a menos do que a geração anterior de bicos injetores. Os materiais utilizados, por sua vez, também são mais adequados ao uso dos motores movidos a álcool e gasolina. Questionado sobre se o Pico Eco pode ser utilizado em propulsores mais antigos, Montanari foi claro. "Não seria ideal, pois o motor teria de ser recalibrado para receber a peça."

O Pico Eco já está sendo utilizado nos blocos dos carros bicombustíveis. Cerca de 80% da produção inicial (3.000 unidades por mês) atenderá o mercado interno. O restante será voltado para a exportação, em especial para os Estados Unidos.

Além do Pico Eco, a Magneti Marelli trabalha em novas tecnologias. Uma delas é o sistema de partida a frio ECS (Ethanol Cold System), que elimina a necessidade do tanquinho de gasolina utilizado nos veículos flexíveis.

Prédios "verdes"

A unidade da Magneti Marelli em Hortolândia, interior de São Paulo, ganhou dois novos prédios construídos de acordo com os padrões internacionais de sustentabilidade.

A primeira edificação é o Centro Tecnológico - ou TechCenter -, com área total de 540 mil metros quadrados. O local reutiliza a água e é equipado com lâmpadas e ar-condicionado de baixo consumo.

O segundo é o Galpão 5, local onde é produzido o novo bico injetor Pico Eco. Construída sem amianto, a unidade tem 5.000 m² e conta com sistema de iluminação natural, que reduz em até 50% o consumo de energia elétrica.

Por Marcelo Monegato - Diário do Grande ABC / Enviado a Hortolândia (SP)
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.