NOTÍCIA ANTERIOR
Câmara de Mauá deve votar orçamento nesta quarta
PRÓXIMA NOTÍCIA
Dersa concluirá viadutos em 15 dias
DATA DA PUBLICAÇÃO 21/11/2012 | Cidade
Betinhos buscam sintonia fina na Câmara de Mauá
Um foi batizado há 41 anos como Roberto Rivelino Ferraz. O outro está registrado há 36 anos como Robson Roberto Soares. Na política, o mesmo nome: Betinho. O primeiro, filiado ao PSDC, usa o prenome Professor, enquanto que o segundo, do PR, utiliza o complemento da Dragões. Em comum, além da alcunha carregada na vida pública, a vitória na eleição para vereador de Mauá.

Eleito em 2008, Professor Betinho conquistou a reeleição em outubro, enquanto que o xará da Dragões (time de futebol de várzea do bairro Nova Mauá) exercerá o primeiro mandato a partir de 1º de janeiro. Situação que fará com que o Legislativo, entre os 23 parlamentares eleitos, abrigue dois Betinhos.

Para evitar confusão na Casa, ambos já conversaram e resolveram que manterão na íntegra os nomes pelos quais concorreram na eleição. Mais do que isso, buscam alinhamento para formar um bloco e se fortalecerem na Câmara, já que serão representantes de bancadas de um homem só.

Professor Betinho apoiou Edimar da Reciclagem (PSDB) para prefeito, enquanto que o da Dragões caminhou com Diniz Lopes (PR) no primeiro turno e com Vanessa Damo (PMDB) na etapa final. Mesmo assim, ambos admitem integrar a base de sustentação do governo do prefeito eleito, Donisete Braga (PT).

"Isso depende das conversas que ainda teremos com o Donisete", pondera o democrata-cristão. Com a fala, o mais experiente entre os Betinhos sinaliza que poderá articular bancada independente no Legislativo se não se sentir contemplado pela administração. Já o da Dragões trata o apoio à gestão petista como certo. "Acredito nisso."

O mais novo - Betinho da Dragões nasceu em Mauá e, com os 36 anos completados em 23 de setembro, será o vereador mais novo da próxima legislatura. Ele tem três meses menos que Ricardinho da Enfermagem (PTB), que em outubro também foi eleito para o primeiro mandato.

Pela condição, o republicano garante que manterá o gabinete à disposição da juventude mauaense. "A maior parte dos meus 1.664 votos (foi o menos votado entre os eleitos) veio do jovem, de quem votou pela primeira vez. Por isso quero retribuir dando oportunidades a eles", afirma, vislumbrando auxiliar moças e rapazes na conquista do primeiro emprego.

Ações sociais e esportivas também estão na pauta. Há oito anos, Betinho é um dos coordenadores da escolinha de futebol Dragões. Segundo ele, o projeto já revelou jogadores para as equipes de base do São Bernardo e do Corinthians.

No aumentativo - Além dos dois Betinhos, a Câmara de Mauá terá, por mais quatro anos, a participação de Alberto Betão Pereira Justino (PTdoB), que em outubro foi reeleito para o sexto mandato consecutivo. Diferentemente dos colegas com apelidos no diminutivo, Betão será um dos mais experientes do Legislativo. Inclusive já presidiu a Casa, no biênio 2007/2008.

Por Mark Ribeiro - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.